domingo, 14 de junho de 2015

Garrafas......

Antigamente, quando as garrafas eram feitas manualmente, era impossível manter um padrão de tamanho. Com a chegada da tecnologia de produção em massa, as garrafas ganharam padrões que variam conforme os países e as regiões. Uma garrafa de vinho, assim, pode nos dizer muitas coisas. Por isso, é preciso conhecer seus tamanhos e diferentes modelos.
Normalmente, as garrafas são feita no tamanho de 750 ml (ou 75 cl) e sua anatomia consiste em (1) gargalo, (2) pescoço, (3) ombros, (4) corpo e (5) base. A ela é adicionada uma etiqueta que traz informações que também variam conforme o país e a região onde o vinho é produzido, mas que normalmente dizem respeito ao produtor, região, variedade de uva, porcentagem alcoólica, safra e classificação regional.
A maioria dos formatos é ditada pelas garrafas clássicas européias da França, onde as leis ditam quase tudo. Nos países do Novo Mundo, os produtores costumam escolher a garrafa que melhor condiz com o vinho que produzem. Se seu vinho for feito de uvas características da região de Bordeaux (Cabernet sauvignon, Cabernet Franc e Merlot) então, sua garrafa será do modelo tradicional de Bordeaux.
As garrafas clássicas são:
1) Bordeaux: tem os ombros bem marcados e seu corpo é reto. A cor do vidro varia conforme a cor do vinho: verde para os tintos e transparente para os brancos. É um bom modelo para vinhos que irão envelhecer na adega e que, por isso, terão depósitos. Dessa maneira, os ombros bem acentuados ajudam a reter esses depósitos na hora de servir o vinho.
2) Borgonha: têm ombros mais tênues e seu corpo é mais largo. Tem cor verde, porém mais claro que o verde de Bordeaux. As garrafas dos vinhos do Vale do Loire são iguais às da Borgonha.
3) Alsácia: são mais compridas, sem ombros e geralmente de cor verde. As garrafas dos vinhos alemães costumam ter esse formato, sendo verdes as da região do Mosel e marrons as da região do Reno.
4) Champagne: é como uma garrafa da Borgonha de ombros mais acentuados. Tem o vidro mais espesso a fim de suportar a pressão do gás. Apesar de ser típico da região de Champagne, esse formato é utilizado por quase todos os vinhos efervescentes do mundo.
5) Francônia: típica da região da Francônia, na Alemanha, mas que também é utilizada por alguns vinhos portugueses verdes e rosés.
Apesar desses modelos, hoje em dia já encontramos tamanhos e formatos diferentes já que muitas regiões não regulamentam suas garrafas. Alguns produtores oferecem a opção da meia garrafa ou de um quarto de garrafa, respectivamente 375 ml e 187,5 ml. Além do tamanho, muitos produtores criam novos formatos.
A combinação do formato, tamanho, cor e etiqueta acabam, muitas vezes, por resultar em garrafas sedutoras. Por isso é preciso cuidar de escolher um bom vinho, não uma garrafa bonita. Sobre o Tamanho das Garrafas Uma curiosidade pouco comentada no mundo dos vinhos é que existe uma hierarquia no tamanho das garrafas, estruturada em torno do tamanho Standard. Assim, cada garrafa possui um nome específico e uma capacidade dada como um múltiplo da garrafa Standard, de 750ml.
Os nomes destas garrafas incomuns são uma curiosidade à parte: as garrafas são batizadas com nomes pomposos, solenes, em geral homenageando figuras históricas ou personagens bíblicos:
Capacidade Tamanho em Relação à Garrafa Standard (750ml) Nome
375ml 1/2 x Demi, “Meia”
750ml 1 x Standard, “Normal”
1,5L 2 x Magnum
3L 4 x Jeroboam, “Double Magnum”
4,5L 6 x Rehoboam
6L 8 x Matusalém
9L 12 x Salmanazar
12L 16 x Balthazar
15L 20 x Nabucodonosor
18L 24 x Melchior
20L 27 x Salomão
25L 33 x Soberano
27L 36 x Golias
30L 40 x Melquisedeque

Nenhum comentário:

Postar um comentário