Vinho e uma arte ele tem que ser respeitado como se respeita a uma mulher tem que ser valorizado como se valoriza uma mulher tem que ser guardado no lugar certo como se guarda uma mulher tem que ser bebido como se beija uma mulher e se você fizer tudo isso e um pouco mais você vai perceber o enorme prazer de ter tido paciência e respeito por esse que e uma experiência única, pois vinhos são como as mulheres se bem tratados se mostram com enorme formosura e elegância.
Carré de cordeiro: receita mais pedida pelos clientes
Ingredientes (rende 4 porções)
800 gramas de carré (costeletas) de cordeiro
Azeite
1 quilo de cará descascado
80 gramas de manteiga
300 mililitros de creme de leite
Sal a gosto
2 garrafas de vinho tinto
2 alhos-porós
1 talo de salsão (sem as folhas)
1 cenoura média descascada
2 ramos pequenos de tomilho fresco
1 colher (chá) de mel
Modo de preparar
Carré de cordeiro
Separe as costeletas (que estarão agrupadas em uma grande peça de carne) de três em três e limpe os ossos com uma faca para retirar o excesso de gordura. Em uma frigideira com azeite, sele cada porção de carré separadamente de todos os lados. Disponha a carne em uma assadeira e leve ao forno pré-aquecido a 200º C por dez minutos. Reserve.
Purê de cará
Cozinhe o cará no vapor ou então no forno em uma assadeira coberta por papel alumínio. Quando ficar al dente, faça uma pasta fina com o tubérculo passando-o por uma peneira. Se preferir, bata em um processador. Em seguida, coloque a manteiga e o creme de leite em uma panela de fundo grosso. Antes que a mistura ferva, junte o cará e deixe cozinhar em fogo bem baixo até que o purê incorpore todos os ingredientes e atinja a consistência desejada. Ajuste o sal.
Redução de vinho tinto
Em uma panela de fundo grosso, coloque o vinho, um alho-poró, o salsão e a cenoura cortados grosseiramente em rodelas. Deixe o líquido reduzir pela metade em fogo baixo. Esse processo deve levar uma hora e o líquido obtido será o equivalente a 20% do inicial. Coe os legumes e adicione o tomilho e o mel, para equilibrar a acidez. Reserve.
Crocante de alho-poró
Corte o alho-poró restante longitudinalmente em fitas bem fininhas e espalhe em uma assadeira. Leve para assar a 180º C até ficar levemente dourado. Para não queimar, abra o forno e movimente os anéis do vegetal de tempos em tempos. Retire do forno e deixe secar.
Montagem
Desenhe com a redução de vinho tinto sobre o prato. Você pode usar um pincel ou uma colher para espalhar esse molho da forma que preferir. Em seguida, coloque o equivalente a uma colher de purê. Separe as costeletas (que estavam agrupadas) e disponha três unidades em cada prato. Para finalizar, regue com um pouco de azeite extravirgem.
Dicas da chef:
■ Escolha uma louça neutra para montar este prato. O contraste das cores com o fundo branco fica muito mais interessante!
■ Para a carne ficar macia e rosada, o ideal é deixa-la “descansar” durante 15 minutos depois de assada.
■ Antes de servir, volte com as costeletas ao forno por cinco minutos, para atingir o ponto e a temperatura ideais.
Assinar:
Postagens (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário