quarta-feira, 11 de abril de 2018

Momento de celebração,.....

vinho brasileiro começa uma nova e positiva fase, comemorando conquistas e encarando desafios As mais de 700 pessoas que participaram no dia 26 de setembro da 17a edição da Avaliação Nacional de Vinhos, na cidade de Bento Gonçalves no Rio Grande do Sul, testemunharam um momento muito especial para o vinho brasileiro. Não somente porque a Avaliação Nacional de Vinhos se firma como o mais importante evento do calendário da indústria vitivinícola, mas por conta das surpresas que a Associação Brasileira de Enologia preparou para os degustadores. Ao final da prova das 16 amostras mais representativas da safra de 2009 - comentadas por especialistas como o Master Sommelier, Dirceu Vianna Junior, o enólogo chileno, Sérgio Correa, e o publisher de ADEGA, Christian Burgos, entre outros -, foram entregues os Troféu Vitis nas categorias Enológico e Amigo do Vinho Brasileiro ao engenheiro agrônomo Edual João Garbin e ao jornalista Jorge Carrara, respectivamente. Mas a grande surpresa ainda estava por acontecer. Com as luzes do enorme salão praticamente apagadas, uma soprano entrou cantando e em sua mão encontrava-se uma taça de espumante, de modelo diferenciado. Essa taça, que foi sendo entregue a todos os participantes pelos alunos do curso técnico de enologia que fazem o serviço dos vinhos no evento, é a nova "Taça do Espumante Brasileiro" (foto de abertura). Criação detalhada Desenvolvida através de uma parceria entre a ABE, a Embrapa e a Cristallerie Strauss, seu processo de criação reuniu especialistas em espumantes nacionais e etapas que incluíram a seleção visual de 26 modelos já existentes, seguida da avaliação de funcionalidade dos seis modelos mais votados (em laboratório todas passaram por uma prova de degustação a fim de adequar sua funcionalidade). Por fim, duas taças se destacaram e sofreram pequenos ajustes nas dimensões de altura e diâmetro de bojo, seguindo critérios técnicos da cristaleria e dos enólogos degustadores. Com todos os critérios definidos, a nova taça foi feita pela cristaleria e enviada para a diretoria da Associação Brasileira de Enologia para a confirmação de sua adequação às características dos espumantes brasileiros. As pessoas que apreciam vinhos sabem que uma taça adequada faz diferença no momento de degustar um produto, exercendo um efeito importante na percepção da qualidade de um vinho. Assim, a nova taça objetiva valorizar as qualidades de cor, aroma e paladar do espumante nacional, aliando originalidade, qualidade estética e favorecendo a percepção do perláge, da efervescência, a dispersão dos aromas e o paladar. Tudo isso por conta de uma característica importante de nossos espumantes, um maior frutado nos aromas e maior vivacidade na boca. Vendas em crescimento Os espumantes elaborados no Rio Grande do Sul perceberam um aumento de comercialização de 20% entre janeiro e agosto de 2009 em relação ao mesmo período do ano passado, sendo que os do tipo Moscatel (que é, em geral, a porta de entrada para o consumo de vinhos finos) tiveram um aumento de 35,5% no mesmo período. A indústria vitivinícola nacional está ciente das possibilidades do mercado para seu vinho mais emblemático e antecipa um final de ano lucrativo. "Já estamos em processo de engarrafamento de alguns de nossos espumantes que precisarão viajar para outros estados e países, e estamos usando toda nossa capacidade", revela Maurício Salton, gerente de planejamento da empresa que tem seu sobrenome. A grande surpresa da Salton, no entanto, não estará no mercado antes de maio do ano que vem, um espumante diferenciado, para comemorar os 100 anos da empresa Um grupo de jornalistas brasileiros, entre eles esta repórter, pôde degustar em primeira mão o produto na sede de Tuiuty no final de setembro e, mesmo sem estar finalizado, a qualidade já é perceptível. O que fica claro é que, quatro anos depois da safra de 2005 (a mais consistente da década), os produtores brasileiros estão encontrando o equilíbrio entre tecnologia, mercado, artesania e qualidade - que pode finalmente levar a indústria nacional a um lugar de maior destaque interno e externo - e esse equilíbrio vem aos poucos, revertendo em vendas.

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