quinta-feira, 24 de abril de 2014

Vinhos do Douro Superior em destaque no final de maio......

A terceira edição do Festival do Vinho do Douro Superior acontece de 30 de maio a 1 de junho em Vila Nova de Foz Côa e, pela primeira vez, vai ser organizado pela Fundação Côa Parque, em colaboração com o município e produção da “Revista de Vinhos”.
«O certame, que já é uma referência na região, surge na sequência de uma candidatura que a Côa Parque apresentou ao programa PROVER do Vale do Côa», adiantou o vogal do Conselho de Administração da Fundação e presidente da Câmara de Vila Nova de Foz Côa, Gustavo Duarte. Realizado no pavilhão da Expocôa, o evento que divulga alguns dos melhores vinhos do país e do mundo produzidos nesta sub-região é composto por provas gratuitas e comentadas por especialistas, venda ao público a preços especiais, um colóquio sobre “O Douro Sustentável: Vinho e Turismo” e o habitual concurso de vinhos. A novidade deste ano é um jantar vínico no Museu do Côa. O festival serve também para promover os demais produtos autóctones, como a amêndoa ou o azeite, e é complementado com um cartaz de animação de rua, teatro e música.
O que não muda é o objetivo desta iniciativa, que se destina a afirmar a sub-região do Douro Superior como produtora de vinhos de qualidade e com identidade e carácter próprios. No certame vão participar produtores de Vila Nova de Foz Côa, Carrazeda de Ansiães, Figueira de Castelo Rodrigo, Freixo de Espada à Cinta, Mêda, São João da Pesqueira e Torre de Moncorvo. No ano passado, o Quinta da Sequeira Grande Reserva 2011, o Quinta do Vale Meão 2010 e o Quinta de Ervamoira Vintage 2009 foram os grandes vencedores do Concurso de Vinhos do Douro Superior, respetivamente nas categoria branco, tinto e vinhos do Porto. Participaram 160 vinhos (105 tintos, 39 brancos e 16 vinhos do Porto), que foram premiados com 17 medalhas de ouro, 18 de prata e 30 de bronze.

Nenhum comentário:

Postar um comentário