Vinho e uma arte ele tem que ser respeitado como se respeita a uma mulher tem que ser valorizado como se valoriza uma mulher tem que ser guardado no lugar certo como se guarda uma mulher tem que ser bebido como se beija uma mulher e se você fizer tudo isso e um pouco mais você vai perceber o enorme prazer de ter tido paciência e respeito por esse que e uma experiência única, pois vinhos são como as mulheres se bem tratados se mostram com enorme formosura e elegância.
sábado, 25 de janeiro de 2014
Turismo e Vinho – Uma viagem pelas belezas e vinhedos da Catalunha
Catedral de Barcelona
Barcelona é a capital dessa região maravilhosa, chamada Catalunha, em que o bem preservado Bairro Gótico mescla-se com a arquitetura modernista de Gaudí e a arte do Museu Picasso. Essas e outras atrações antigas e modernas fazem da cidade uma das mais interessantes da Europa!
Existem várias formas de se conhecer Barcelona, mas a melhor delas é a pé, passeando pelas grandes avenidas, fazendo compras no sofisticado Passeio de Gracia, passando pelos agitos noturnos e visitando aos diversos museus da colina de Montjuíc.
Centro de Barcelona
A Catalunha tem ainda vários outros pontos interessantes, desde mosteiros medievais, como Montserrat e Poblet, até o moderno Teatro-Museu Dali, fundado pelo famoso artista surrealista em sua cidade natal, Figuerés.
Mosteiro de Montserrat
Parador Cardona
Mas não é só de história e beleza que vive essa região, ela é indiscutivelmente um dos principais destinos enogastronômicos do mundo.
Corte uma fatia de pão e adicione um tomate maduro, complete com um fio de azeite extra-virgem e uma pitada de sal. Pronto, você já encontrou uma boa maneira de entrar na cozinha catalã! O pão de tomate é talvez o alimento mais tradicional consumido pelos catalães.
Muitos chefes de cozinha de todo mundo vêm para a Catalunha conhecer as magias que esta cozinha de origem mediterrânea guarda.
Temos aqui uma verdadeira alquimia com ingredientes de outras culinárias da região, a exemplo dos legumes ricos em féculas (como feijão, grão de bico, batata, lentilha, ervilhas e etc), dos legumes frescos, das frutas, dos peixes de água salgada e de muita improvisação!
Escalivada
A culinária catalã atual é de origem antiga e os catalães são fiéis à preservação da elaboração dos pratos. Em geral, a cozinha local se compõe de pratos de simples preparação e sem muitos ingredientes, para que, assim, o sabor dos produtos de boa qualidade seja percebido.
Os catalães incorporaram à sua culinária os legumes secos dos soldados romanos; os produtos e técnicas, principalmente em confeitaria, dos judeus e árabes; as batatas, tomates e outros produtos da América e, assim, criaram seus próprios pratos.
Desde o mercado de peixe na Costa Brava, aos fabricantes de queijo dos Pirineus e as caves das Penedès, há todo um mundo de culinária para descobrirmos.
A “Rota Cavas” é um grande destino para os turistas e passa pela região vinícola de Penedès.
Penedès é conhecida pelas melhores Cavas da Espanha (vinhos espumantes feitos pelo método tradicional), como as produzidas pela Vinícola Don Román.
Aqui variedades de uvas internacionais como Chardonnay e Cabernet Sauvignon são plantadas em maior quantidade do que em outras partes da Espanha.
Vinícola Don Román
A Cava é originária de uma viagem feita por Don José Raventós pela Europa, em que esteve em Champagne e ficou fascinado pelo espumante local. Quando retornou a Penedès, produziu o primeiro espumante da Espanha e foi considerado um triunfo.
Para ser chamado de Cava, o espumante espanhol deve ser feito pelo mesmo processo usado na produção do Champagne francês.
O Champagne e a Cava possuem algumas similaridades, tais como: diferença no nível de doçura (desde o brut nature até o doce) e ambos podem ser safrados ou não-safrados. Contudo, as similaridades param por aí, pois a maioria das variedades de uvas utilizadas na elaboração da Cava e do Champagne são diferentes, com sabores e aromas únicos. Além disso, a Cava é produzida exclusivamente com uvas brancas, diferente de alguns Champagnes, em que se combinam uvas brancas e tintas.
A Catalunha, região de muitos climas, paisagens, sabores e aromas, é um lindo destino, e toda essa diversidade você encontra em sua capital, Barcelona!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário