Manual Técnico de Vinho apresentado hoje em Lisboa.......
A ViniPortugal, em parceria com o Turismo de Portugal, lançou hoje o livro Manual Técnico do Vinho. Elaborado por formadores das Escolas de Hotelaria e Turismo do Turismo de Portugal com a colaboração do enólogo Carlos Freire Correia e com a colaboração técnica da ViniPortugal, através da enóloga Marta Galamba, esta obra é dirigida não só aos futuros profissionais da restauração mas também a todos os apreciadores e consumidores mais esclarecidos que querem saber mais sobre as técnicas de tratamento de vinho, processos de vinificação, constituintes do vinho, técnicas de organização de garrafas nos estabelecimentos hoteleiros, importância das videiras e suas castas e outras matérias ligadas ao correcto manuseamento desta bebida.
Estará à venda nas Escolas de Hotelaria e Turismo do Turismo de Portugal e na respetiva sede, custando 10€ para a comunidade escolar (formadores e alunos) e 15€ para o restante público.
Participaram no lançamento do livro Luís Lima, da Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril, João Covêlo, da Escola de Hotelaria e Turismo do Porto, Paulo Pechorro, Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra, e Luciano Rosa, da Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve.
Na cerimónia do lançamento, que decorreu na Sala de Provas dos Vinhos de Portugal no Terreiro do Paço, em Lisboa, João Cotrim de Figueiredo, presidente do Turismo de Portugal, destacou que “o Manual Técnico de Vinhos irá, por certo, complementar a formação de elevada qualidade que já é ministrada nas Escolas de Hotelaria e Turismo do Turismo de Portugal, com uma aposta mais forte no conhecimento técnico e prático dos vinhos portugueses, factor cada vez mais importante na valorização do serviço associado ao turismo.”
Jorge Monteiro, presidente da ViniPortugal, referiu: “Acreditamos que o bom serviço de vinho é um forte aliado para promover o melhor consumo de vinho. Os Vinhos de Portugal conseguiram assegurar uma elevada consistência da qualidade, sendo necessário, porém, continuar a trabalhar no maior conhecimento e reconhecimento por parte do consumidor que podem ser impulsionados pelo bom serviço associado a um correcto aconselhamento.”
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