sábado, 16 de março de 2013

Uma promissora safra de 2013....

O volume deve ficar em torno de 630 mil toneladas, quase 10% a menos do que na safra anterior, redução localizada principalmente nas variedades viníferas como Chardonnay e Pinot Noir. A boa notícia, segundo divulga o Ibravin, é que a qualidade deve ser excelente, a julgar pelas condições de sanidade e desenvolvimento dos vinhedos da Serra gaúcha.
As altas temperaturas registradas na fase de maturação das uvas contribuíram para essa elevação na qualidade e desencadearam a antecipação da colheita entre 10 e 20 dias. No Vale dos Vinhedos, há duas semanas Adriano Miolo dava por quase concluída essa etapa: “O pouco que ainda não colhemos de uvas brancas está reservado para receber participantes do Wine Day aqui na Miolo”.
Na Salton, a expectativa é de receber 9,7 mil toneladas de uvas brancas (61%) e 6,2 mil de uvas tintas (39%). Além da produção de seus fornecedores habituais - Serra gaúcha, Campos de Cima da Serra e Fronteira Sul - a vinícola terá as primeiras uvas provenientes de 108 hectares, de um total de 700 hectares de terras adquiridas em Santana do Livramento. Estima-se que totalizem 200 toneladas de Chardonnay e Pinot Noir, a serem utilizadas principalmente para a elaboração de espumantes, aproveitando o terroir da Fronteira-Oeste.
Entre os vinhedos carregadinhos de Pinot Noir em Altos Montes (Flores da Cunha e Nova Pádua), caminham Daiane e Deunir Argenta (foto acima), diretores da Vinícola Luiz Argenta. Também ali a colheita começou mais cedo, e o entusiasmo é grande com o potencial da safra, especialmente com os espumantes que possibilitará produzir. “Preparem os cálices, eles receberão produtos de altíssima qualidade”, prometem.
Que assim seja. No tempo do charleston
O filme The Great Gatsby, que deve chegar aos cinemas ainda neste primeiro semestre, inspirou o Claridge’s a celebrar os anos 1920. Aulas de charleston e black bottom e um coquetel da época estão disponíveis aos hóspedes do famoso hotel londrino. Como haveria certa dificuldade para ensinar as danças aos leitores, o colunista sugere o coquetel, oportuno em noites quentes de Carnaval.
As outras duas receitas têm coco à vontade e nada de álcool. Enviadas pela Ducoco, são recomendáveis para compensar eventuais exageros nos folguedos, ou mesmo para quem só ficou olhando pela tevê.
The Flapper
Ingredientes (uma taça)
15ml de creme de Cassis 3 morangos 1 colher de gelo batido champagne ou espumante
Modo de preparo
Bater os ingredientes no liquidificador, servir em taça com metade de um morango na borda.
Smoothie de coco com figos frescos
Ingredientes (um copo)
200ml de água de coco 2,5 figos frescos descascados ½ xícara (café) de leite de coco light 1 colher (sopa) de sorvete de coco
Modo de preparo
Misturar os ingredientes em um liquidificador ou usando um mixer. Passar a uma taça e decorar com metade de um figo.
Smothie de água de coco e iogurte
Ingredientes (três copos)
100 ml de água de coco 3 copos de iogurte integral 5 morangos 3 copos (americanos) de gelo
Modo de preparo
Bater os ingredientes em liquidificador na velocidade máxima. Após dois minutos, ou quando a bebida estiver bem espumante, despejá-la em três copos e servir. Dizem os autores que acompanha bem pratos muito apimentados. Doses
Flórida e Nova Iorque serão as portas de entrada nos Estados Unidos para a linha Macaw, dentro de algumas semanas. São quatro varietais demi-sec desenvolvidos para exportação pela Vinícola Perini, de Farroupilha: Moscato, Merlot, Cabernet Sauvignon e Tannat. Eles também estarão disponíveis no mercado brasileiro, em garrafas de 750ml, com tampa-rosca. Salton recebe grupos ou visitantes individuais para visitação, cursos de degustação e jantares harmonizados, estes de março a novembro. Foram 85 mil turistas participando em 2012. Dia 16 de março acontece o primeiro curso de 2013, com o tema “Vinhos e Chocolates”. Informações: tels. (54) 2105-1000 e (54) 9964-7500. Edição de janeiro da revista Prazeres da Mesa listou os melhores vinhos degustados por alguns especialistas - e apreciadores, entre eles este colunista - ao longo de 2012. Belo trabalho coordenado por Horst Kissmann. Não perca! Maufer coloca no mercado sua linha de espumantes Celebration. São apenas 2,7 mil garrafas do brut, elaborado pelo método Charmat e 1 mil do Moscatel, de uvas Moscato Giallo e Bianco, pelo processo Asti. A empresa iniciou suas atividades no ano passado.
A Vinícola Aurora leva às arquibancadas do Carnaval de São Paulo o seu Saint Germain Branco Suave em embalagem com inspiração carnavalesca. A comunidade da escola Vai Vai o escolheu como vinho oficial na categoria branco aromático.

Nenhum comentário:

Postar um comentário