Vinho e uma arte ele tem que ser respeitado como se respeita a uma mulher tem que ser valorizado como se valoriza uma mulher tem que ser guardado no lugar certo como se guarda uma mulher tem que ser bebido como se beija uma mulher e se você fizer tudo isso e um pouco mais você vai perceber o enorme prazer de ter tido paciência e respeito por esse que e uma experiência única, pois vinhos são como as mulheres se bem tratados se mostram com enorme formosura e elegância.
terça-feira, 20 de janeiro de 2015
O Serviço do Vinho....
Para um bom serviço do vinho é importante observar os seguintes critérios:
A Seqüência Dos Vinhos
Vinhos brancos antes que os tintos,
Vinhos secos antes que os demi-sec ou doces,
Vinhos jovens antes que os envelhecidos,
Vinhos leves de corpo antes que os mais encorpados,
Aperitivos: somente secos, seja vinhos ou espumantes,
Sobremesas: demi-sec ou doces, seja espumantes ou vinhos.
A Temperatura Ideal
Espumantes Demi-Sec (doces) = 4 a 6ºC
Espumantes Brut (secos) = 6 a 8ºC
Vinhos Brancos Demi-Sec (suaves) = 6 a 8ºC
Vinhos Brancos Secos = 8, 10 ou 12ºC
Vinhos Rosados = 8 a 10ºC
Vinhos Tintos Jovens = 14 a 16ºC
Vinhos Tintos Envelhecidos = 16 a 18ºC
Momento da Abertura
Vinhos brancos ou tintos guardados por períodos superiores a 4 meses, sofre o efeito da ausência de oxigênio que provoca uma inibição de suas características aromáticas. Para ressaltar um vinho nessas condições é necessário oxigená-lo, para isso, basta abri-lo 1 ou 2 horas antes.
Para vinhos guardados há muitos anos o ideal é fazer uma decantação, ou seja, transferir o vinho da garrafa para uma jarra ou decantador.
Saca-Rolhas
Este fiel escudeiro é o responsável pela abertura da garrafa. Existem diversos tipos de saca-rolhas, dar preferência aos mais práticos, aos que não moem a rolha e escolher o que melhor se adapta a nós é fundamental.
Para abrir adequadamente uma garrafa deve-se primeiro remover a cápsula, logo abaixo da saliência do bico da garrafa, e após remove-se a rolha.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário