terça-feira, 20 de janeiro de 2015

O Serviço do Vinho....

Para um bom serviço do vinho é importante observar os seguintes critérios:
A Seqüência Dos Vinhos
Vinhos brancos antes que os tintos, Vinhos secos antes que os demi-sec ou doces, Vinhos jovens antes que os envelhecidos, Vinhos leves de corpo antes que os mais encorpados, Aperitivos: somente secos, seja vinhos ou espumantes, Sobremesas: demi-sec ou doces, seja espumantes ou vinhos.
A Temperatura Ideal
Espumantes Demi-Sec (doces) = 4 a 6ºC Espumantes Brut (secos) = 6 a 8ºC Vinhos Brancos Demi-Sec (suaves) = 6 a 8ºC Vinhos Brancos Secos = 8, 10 ou 12ºC Vinhos Rosados = 8 a 10ºC Vinhos Tintos Jovens = 14 a 16ºC Vinhos Tintos Envelhecidos = 16 a 18ºC
Momento da Abertura
Vinhos brancos ou tintos guardados por períodos superiores a 4 meses, sofre o efeito da ausência de oxigênio que provoca uma inibição de suas características aromáticas. Para ressaltar um vinho nessas condições é necessário oxigená-lo, para isso, basta abri-lo 1 ou 2 horas antes.
Para vinhos guardados há muitos anos o ideal é fazer uma decantação, ou seja, transferir o vinho da garrafa para uma jarra ou decantador.
Saca-Rolhas
Este fiel escudeiro é o responsável pela abertura da garrafa. Existem diversos tipos de saca-rolhas, dar preferência aos mais práticos, aos que não moem a rolha e escolher o que melhor se adapta a nós é fundamental.
Para abrir adequadamente uma garrafa deve-se primeiro remover a cápsula, logo abaixo da saliência do bico da garrafa, e após remove-se a rolha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário