Vinho e uma arte ele tem que ser respeitado como se respeita a uma mulher tem que ser valorizado como se valoriza uma mulher tem que ser guardado no lugar certo como se guarda uma mulher tem que ser bebido como se beija uma mulher e se você fizer tudo isso e um pouco mais você vai perceber o enorme prazer de ter tido paciência e respeito por esse que e uma experiência única, pois vinhos são como as mulheres se bem tratados se mostram com enorme formosura e elegância.
domingo, 14 de junho de 2015
Garrafas......
Antigamente, quando as garrafas eram feitas manualmente, era impossível manter um padrão de tamanho. Com a chegada da tecnologia de produção em massa, as garrafas ganharam padrões que variam conforme os países e as regiões. Uma garrafa de vinho, assim, pode nos dizer muitas coisas. Por isso, é preciso conhecer seus tamanhos e diferentes modelos.
Normalmente, as garrafas são feita no tamanho de 750 ml (ou 75 cl) e sua anatomia consiste em (1) gargalo, (2) pescoço, (3) ombros, (4) corpo e (5) base. A ela é adicionada uma etiqueta que traz informações que também variam conforme o país e a região onde o vinho é produzido, mas que normalmente dizem respeito ao produtor, região, variedade de uva, porcentagem alcoólica, safra e classificação regional.
A maioria dos formatos é ditada pelas garrafas clássicas européias da França, onde as leis ditam quase tudo. Nos países do Novo Mundo, os produtores costumam escolher a garrafa que melhor condiz com o vinho que produzem. Se seu vinho for feito de uvas características da região de Bordeaux (Cabernet sauvignon, Cabernet Franc e Merlot) então, sua garrafa será do modelo tradicional de Bordeaux.
As garrafas clássicas são:
1) Bordeaux: tem os ombros bem marcados e seu corpo é reto. A cor do vidro varia conforme a cor do vinho: verde para os tintos e transparente para os brancos. É um bom modelo para vinhos que irão envelhecer na adega e que, por isso, terão depósitos. Dessa maneira, os ombros bem acentuados ajudam a reter esses depósitos na hora de servir o vinho.
2) Borgonha: têm ombros mais tênues e seu corpo é mais largo. Tem cor verde, porém mais claro que o verde de Bordeaux. As garrafas dos vinhos do Vale do Loire são iguais às da Borgonha.
3) Alsácia: são mais compridas, sem ombros e geralmente de cor verde. As garrafas dos vinhos alemães costumam ter esse formato, sendo verdes as da região do Mosel e marrons as da região do Reno.
4) Champagne: é como uma garrafa da Borgonha de ombros mais acentuados. Tem o vidro mais espesso a fim de suportar a pressão do gás. Apesar de ser típico da região de Champagne, esse formato é utilizado por quase todos os vinhos efervescentes do mundo.
5) Francônia: típica da região da Francônia, na Alemanha, mas que também é utilizada por alguns vinhos portugueses verdes e rosés.
Apesar desses modelos, hoje em dia já encontramos tamanhos e formatos diferentes já que muitas regiões não regulamentam suas garrafas. Alguns produtores oferecem a opção da meia garrafa ou de um quarto de garrafa, respectivamente 375 ml e 187,5 ml. Além do tamanho, muitos produtores criam novos formatos.
A combinação do formato, tamanho, cor e etiqueta acabam, muitas vezes, por resultar em garrafas sedutoras. Por isso é preciso cuidar de escolher um bom vinho, não uma garrafa bonita.
Sobre o Tamanho das Garrafas
Uma curiosidade pouco comentada no mundo dos vinhos é que existe uma hierarquia no tamanho das garrafas, estruturada em torno do tamanho Standard. Assim, cada garrafa possui um nome específico e uma capacidade dada como um múltiplo da garrafa Standard, de 750ml.
Os nomes destas garrafas incomuns são uma curiosidade à parte: as garrafas são batizadas com nomes pomposos, solenes, em geral homenageando figuras históricas ou personagens bíblicos:
Capacidade Tamanho em Relação à Garrafa Standard (750ml) Nome
375ml 1/2 x Demi, “Meia”
750ml 1 x Standard, “Normal”
1,5L 2 x Magnum
3L 4 x Jeroboam, “Double Magnum”
4,5L 6 x Rehoboam
6L 8 x Matusalém
9L 12 x Salmanazar
12L 16 x Balthazar
15L 20 x Nabucodonosor
18L 24 x Melchior
20L 27 x Salomão
25L 33 x Soberano
27L 36 x Golias
30L 40 x Melquisedeque
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário