Vinho e uma arte ele tem que ser respeitado como se respeita a uma mulher tem que ser valorizado como se valoriza uma mulher tem que ser guardado no lugar certo como se guarda uma mulher tem que ser bebido como se beija uma mulher e se você fizer tudo isso e um pouco mais você vai perceber o enorme prazer de ter tido paciência e respeito por esse que e uma experiência única, pois vinhos são como as mulheres se bem tratados se mostram com enorme formosura e elegância.
sexta-feira, 26 de setembro de 2014
EME 2007 – A GRAÇA DA RIOJA!.....
Uma bela expressão da Rioja!
Nesta semana vamos degustar os vinhos das uvas incomuns que comentamos ao longo do mês. A Graciano, casta com a qual é elaborado este nosso EME, não foi comentada ao longo deste mês, mas eu buscava um ponto de partida para a semana e esta garrafa me sorriu apresentando-se para o serviço.
Escolha feita!
Durante a semana de degustação dos riojas (relembre aqui), nós comentamos brevemente sobre a Graciano (aqui). Casta com pequena extensão de vinhedos, praticamente ( se não totalmente) restritos à Rioja, são raros os vinhos varietais de Graciano.
Os bodegueiros locais costumam dizer que “a Graciano é a graça da Rioja“!
Ao provar este EME, pudemos entender um pouquinho desta devoção. Um vinho cheio de carater e elegância, com uma paleta de aromas de muita finesse e uma redondez no paladar que impressionam. Sua permanência é longuíssima.
Uma curiosidade da sua elaboração é o blend de carvalhos usados nas barricas durante o período de afinamento. Nada menos do que 5 procedências distintas de carvalho foram utilizadas. Além dos tradicionais carvalhos francês e americano, vieram do leste europeu o romeno e o húngaro e da Ásia, o carvalho chinês (não me recordo de ter provado outro vinho estagiado em carvalho chinês).
De qualquer forma, é importante ressaltar que o carvalho somente se destaca por esta curiosidade. Na prova do vinho, apresenta-se muito bem integrado e sem encobrir as contribuições da fruta.
Optamos por acompanhá-lo de um T-Bone, muito bem grelhado no Templo da Carne – Marcos Bassi (um dos melhores lugares de São Paulo para se comer uma boa carne), e ficou espetacular!
Acompanha a partir de quarta-feira a degustação dos demais vinhos destas castas “incomuns” e saiba por que deixaremos a branca Marsanne para o final!
odegas Casado Morales – Rioja – Espanha
100% Graciano
Amadurecido por 11 meses em barricas novas de carvalho francês, americano, romeno, húngaro, chinês e 4 meses em garrafa com contínuos controles.
13,8% vol álc
Harmonização: Cortes altos de carne, grelhados ao ponto. Carré suíno.
Guarda: Em ótimo momento para o consumo. Deve evoluir ainda um pouco mais pelos próximos 3 anos. Bem adegado, durará até uns 8 anos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário