segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Os componentes do vinho......

Qualquer pessoa já ouviu a máxima popular de que uma taça de vinho por dia é uma ótima maneira de se manter saudável. Mas você sabe o que há de mito e o que há de verdade nesta afirmação?
O conteúdo energético do vinho se deve ao nível de açúcar e ao etanol, cerca de 7 kcal/g, e ainda cerca de 9 kcal/g de lipídios e 4 kcal/g de carboidratos.
Os componentes do vinho O vinho tinto, pela forma que é produzido, tem elementos diferentes do vinho branco. Quanto às vitaminas, o vinho contém quantidades razoáveis destes compostos, sendo as principais as vitaminas A, C e algumas do complexo B, como a B1, a B2 e a B12; possui ainda potássio e ferro. Porém, é preciso lembrar que, quando o vinho é consumido, essas vitaminas e minerais não absorvidos completamente pelo organismo.
O vinho possui substâncias chamadas polifenóis, antioxidantes naturais, que também exercem função de antibiótico e que são encontrados em diversos alimentos comprovadamente benéficos à saúde. O mais importante desses polifenóis é o resveratrol, que possui um ótimo aliado no combate e prevenção de doenças cardiovasculares.
No geral, os vinhos tintos e brancos contem quantidades diferentes de elementos. Os polifenóis, por exemplo, estão presentes em maior quantidade nos vinhos tintos (1000- 4000 mg/L) do que nos vinhos brancos (200-300 mg/L). Isso se deve a vários fatores, um deles é maneira como são elaborados cada tipo de vinhos – na fabricação dos tintos, as uvas são esmagadas com o bagaço, casca e sementes.
Os componentes do vinho Consumido moderadamente, o vinho pode fazer parte de uma alimentação saudável. O vinho possui componentes que ajudam a prevenir e a combater certos tipos de doenças, mas esses só podem atuar de maneira benéfica para à saúde humana quando associados a outras muitas variáveis, como por exemplo, uma alimentação regulada, a prática de exercícios físicos e, especialmente, ao consumo moderado da bebida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário