sexta-feira, 13 de março de 2015

2007 é ano de Reserva Especial....

<É com natural emoção que a Casa Ferreirinha anuncia o lançamento de uma nova colheita de Reserva Especial, um icónico tinto do Douro que honra e prestigia a vitivinicultura nacional. Nascido e vinificado na Quinta da Leda, em pleno Douro Superior, chega agora ao mercado o Reserva Especial 2007, uma obra assinada pelo enólogo Luís Sottomayor que sublinha o recorte clássico, rico e complexo que lhe está na origem.
Estamos pois perante a 16ª edição do Reserva Especial, um vinho criado por Fernando Nicolau de Almeida, em 1960, e agora sob a responsabilidade direta de Luís Sottomayor, há 25 anos na casa com maior tradição de qualidade no Douro e desde 2007, precisamente, como enólogo chefe da Sogrape Vinhos para esta região. “Por toda a emoção que este vinho e ano encerram, arrisco dizer que a minha decisão foi ainda mais ponderada”, comenta o enólogo a propósito deste lançamento. Casa Ferreirinha Reserva Especial 2007 é o primeiro vinho desta categoria que assina do princípio ao fim. “Desde que assumi as funções de direção de enologia para a Casa Ferreirinha já ponderei sobre o lançamento de duas colheitas de Barca Velha e três de Reserva Especial, mas este vinho é o primeiro a nascer e ser anunciado sobre a minha supervisão”, assinala Luís Sottomayor. “Se por um lado tenho pena de não anunciar um Barca Velha, por outro estou seguro que 2007 é um dos melhores Reserva Especial de sempre”, declara o enólogo sem hesitar. “Enquanto pilares do portefólio da Casa Ferreirinha, estes são vinhos que não permitem qualquer hesitação e que desde o início, de forma constante, refletem o carisma e a maturidade que lhes dá a fama”, sublinha Luís Sottomayor.
2007 foi mesmo assim! Um ano particularmente bom, que deu origem a um vinho com uma componente aromática fora de série! No novo Reserva Especial 2007 sobressai, desde logo, a cor muito intensa, quase opaca, mas sobretudo a exuberância e qualidade aromáticas, a revelar aromas a frutos vermelhos maduros como ameixa preta, especiarias como canela e cravinho, e notas balsâmicas a resina e caixa de tabaco. Uma referência especial para a madeira de qualidade distinta, muito bem integrada. Na boca apresenta uma excelente estrutura e taninos firmes de grande qualidade, com acidez muito bem integrada e forte presença de especiarias como pimenta e canela. O final é extremamente longo e de grande complexidade. Para ficar na memória!
guardado sempre com enorme expectativa pelos consumidores, Reserva Especial 2007 apresenta-se ao mercado numa nova garrafa produzida exclusivamente para a Casa Ferreirinha, com o Brasão da marca em relevo e com uma “picadura” (concavidade no fundo da garrafa) de maiores dimensões, facilitando o serviço deste vinho nas melhores condições e permitindo uma melhor retenção dos depósitos naturais que surgem com o tempo em vinhos não filtrados e com um longo potencial de estágio, como é o caso.
De Casa Ferreirinha Reserva Especial 2007 foram produzidas cerca de 33.000 garrafas que, à semelhança de edições anteriores, serão primeiro disponibilizadas aos sócios do Clube Reserva 1500 para a partir de Novembro serem comercializadas em garrafeiras e lojas da especialidade.
Curiosidades
- As quinze colheitas de Casa Ferreirinha Reserva Especial que antecederam a agora lançada, de 2007, respeitaram aos anos de 1960, 1962, 1974, 1977, 1980, 1984, 1986, 1989, 1990, 1992, 1994, 1996, 1997 2001 e 2003;
- Em 2007, a vindima na Quinta da Leda iniciou-se a 13 de Setembro, tendo decorrido com excelentes condições climáticas que favoreceram a qualidade das uvas;
- Lançado já com 7 anos de estágio, Casa Ferreirinha Reserva Especial 2007 pode ser apreciado desde já, embora se preveja que atinja o seu apogeu entre o 10º e o 15º ano e se estime que venha a manter a sua melhor qualidade durante cerca de mais 20 a 25 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário