Estiagem melhora qualidade e deixa uva mais doce, afirmam produtores....
A estiagem prolongada favoreceu a produção de uva e vinho na região. Produtores de Valinhos (SP) e Vinhedo (SP) afirmam que a falta de chuva ajudou a melhorar a qualidade dos produtos.
O produtor de uva e vinho Ricardo Azzolin afirma que o tempo seco deixou a uva mais doce. Este ano, ele estima uma produção média de 10 mil litros de vinho e 60 mil litros de suco. "O suco parece que tem açúcar e não tem. E o vinho ficou maravilhoso, mais gostoso e macio de tomar", conta.
Cresce menos
Com a estiagem, os cachos não deixaram de brotar, apenas ficaram menores. No entanto, segundo o presidente da Associação dos Vitivinicultores de Vinhedo (Avivi), Célio Compovilla, com a redução, a uva ficou mais saborosa. "A gente tem um ganho muito grande na concentração de açúcar", explica.
Ele afirma ainda que a qualidade superior acabou compensando a queda de aproximadamente 30% na produção. "Época da colheita debaixo de chuva é pior porque você tem um ataque de pragas muito grande na uva que causam podridão. Aí, esses cachos você têm que desprezar. Com a estiagem acabou isso", destaca.
http://s04.video.glbimg.com/x240/3962591.jpg
Preço alto
Só que com a qualidade melhor e também a queda na produção, os preços subiram para o consumidor. A uva de mesa chega a custar R$ 6 o quilo, quando a média era de R$ 4. E, consequentemente, o suco e o vinho também estão até 50% mais caros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário