terça-feira, 1 de março de 2016

Morreu Peter Mondavi.....

Tinha 101 anos e era um dos membros da família mais mediática dos vinhos californianos (e dos Estados Unidos, podemos dizê-lo). Peter Mondavi faleceu na sua casa, no Monte Santa Helena, em Napa Valley, rodeado por membros da sua família.
Peter foi um dos mais mediáticos produtores da Califórnia e um dos motores da fileira americana do vinho. A sua última tarefa – durante 40 anos - esteve na gestão do produtor Charles Krug Winery. Em 1986, a Associação de viticultores de Napa Valley nomeou-o uma das ’12 lendas vivas de Napa Valley’. Peter Mondavi era o último sobrevivente deste grupo.
Peter Mondavi será ainda lembrado pelo seu espírito cientifico e inovador. Poucos esquecerão a sua batalha, ainda nos tempos de estudante do ensino superior, dos efeitos da fermentação a frio dos vinhos brancos e rosés – uma abordagem controversa na altura. Peter Mondavi estudou economia na Universidade de Stanford e enologia na Universidade da California, em Berkeley.
Foi solado americano na segunda guerra mundial e, durante a sua ausência, a sua família comprou a Charles Krug Winery, uma das mais antigas da Califórnia, fundada em 1861. Sob a sua batuta, o produtor floresceu e aumentou substancialmente a área de vinha.
Peter Mondavi era irmão de Robert Mondavi, o proprietário da famosa adega Mondavi, que faleceu em 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário