Vinho e uma arte ele tem que ser respeitado como se respeita a uma mulher tem que ser valorizado como se valoriza uma mulher tem que ser guardado no lugar certo como se guarda uma mulher tem que ser bebido como se beija uma mulher e se você fizer tudo isso e um pouco mais você vai perceber o enorme prazer de ter tido paciência e respeito por esse que e uma experiência única, pois vinhos são como as mulheres se bem tratados se mostram com enorme formosura e elegância.
terça-feira, 15 de março de 2016
Sócios faturam R$ 18 milhões vendendo vinhos pela internet.....
Chegando a vender 80 mil garrafas no mês, fundadores da Evino querem tirar da bebida a fama de cara e torná-la um produto do cotidiano dos brasileiros
Marcos Leal e Ari Gorenstein estudaram na mesma faculdade, a Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli/USP), durante o mesmo período, mas não se conheciam. Não lembram sequer de ter trocado alguma palavra. Hoje, os empresários, ambos de 35 anos, são sócios na EVino e faturam alto vendendo vinhos pela internet.
Ari Gorenstein e Marcos Leal faturam alto com o comércio eletrônico de vinhos
Fundado em abril de 2013, o e-commerce é um dos maiores do setor no Brasil. No ano passado, registrou o faturamento de R$ 18 milhões e atingiu a marca de mais de 80 mil garrafas vendidas em um só mês.
Formados em engenharia - Marcos na Elétrica e Ari, na de Produção -, os dois viram no mercado uma boa oportunidade, devido ao aumento nas vendas de vinho e ao crescimento do comércio eletrônico no Brasil. “Queríamos atuar em uma área com potencial de crescimento grande. A importação da bebida no Brasil tem crescido arrebatadoramente nos últimos 20 anos. O e-commerce cresce uns 20, 25% ao ano. Essa combinação de fatores torna o mercado muito saudável”, afirma Marcos.
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O empresário trabalhava em um fundo de investimentos e começou a sondar a possibilidade de trazer para o País um modelo de flash-sales (ofertas relâmpagos e rotativas). Conversando com pessoas do mercado e procurando por mais informações, encontrou o perfil de Ari no LinkedIn. “Como costumo dizer, ele é um dos poucos que sabe falar de vinho e também sabe fazer contas”, brinca Marcos.
Ari tem mestrado em vitivinicultura, enologia e marketing de vinhos na Europa e já tinha experiência em outras empresas do ramo.
“Com 20, 21 anos, consegui uma bolsa de estudos e fui morar na França, onde comecei a experimentar vinhos. Minha verba era de estudante, mas certamente experimentei vinhos que jamais teria tido acesso se estivesse no Brasil. Acabei vendo a possibilidade de entrar nos ciclos sociais franceses, aprender a língua. Participei de confrarias e clubes de enologia na faculdade, que organizavam viagens para as rotas mais interessantes de vinícolas. Acabou se tornando uma paixão”, conta Ari.
Investimento em e-commerce
Para tirar a ideia do papel, os empresários, que hoje se dedicam integralmente ao site, contaram com um investimento inicial de um fundo e viram o negócio crescer rapidamente, como relata Marcos: “Testamos e adaptamos o nosso caminho. Tivemos a vantagem de estar trabalhando com um e-commerce, onde o risco é mais controlado. No varejo tradicional, você paga pelo ponto, faz toda a reforma, monta a identidade visual, as prateleiras, etc. Você gasta todo o dinheiro antes de abrir a lojinha. O risco é maior porque você precisar fazer todo o investimento antes de saber se vai funcionar.”
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Em 2013, ano em que a loja entrou no ar, o faturamento foi de aproximadamente R$ 4 milhões. Em 2015, de acordo com os sócios, deve bater na casa dos R$ 46, 48 milhões. Mesmo com a crise, as perspectivas são boas. “O produto funciona bem na crise. Às vezes, a pessoa troca uma compra maior, como por exemplo a aquisição de um carro, pelo prazer de tomar um vinho”, defende Marcos.
Apesar da impossibilidade de experimentar a bebida antes de comprá-la, Marcos garante que é possível realizar uma compra satisfatória pela internet: “Do mesmo jeito que o cliente não pode provar conosco, ele não pode provar no supermercado. Existe uma barreira, mas aí que entra a confiança na nossa seleção. Há cinco anos, se você fosse comprar sapatos pela internet, iam perguntar se você estava louco. Mas a Dafiti e outras grandes estão aí para provar o contrário”.
Desmitificando o vinho
O objetivo da loja é tirar o preconceito de que o vinho é uma “bebida de luxo”, apenas para algumas pessoas. O site oferece ofertas especiais para os clientes, com descontos que variam de 30% a 65%.
O vinho, tradicionalmente, é popular. No interior da França e da Itália, os camponeses levam vinho no vasilhame para tomar durante a colheita. Sempre fez parte do dia a dia dessas culturas. Queríamos ajudar a simplificar, tornar acessível. Tomar vinho é mais fácil do que parece”, garante Marcos. “Sempre brincamos com o vinho. Comparamos com personalidades famosas, músicas, filmes. Procuramos inserir a bebida em universo mais próximo do cliente”, acrescenta Ari.
Entre os serviços da Evino estão ainda os planos de assinatura. Um deles é o Clube Evino Red, que disponibiliza uma seleção exclusiva de ofertas feita por sommeliers, com vinhos de várias nacionalidades. A entrega acontece uma vez ao mês e o número de garrafas, sempre de dois rótulos diferentes, varia de acordo com os planos, que vão de R$ 136 a R$ 384 mensais.
Além das vendas, o investimento em conteúdo é prioridade para os sócios. Ari acredita que, dessa forma, o cliente pode conhecer melhor o produto que pretende comprar: “Temos fotos com alta qualidade, muito bem produzidas, textos jornalísticos, um conteúdo editorial muito bem escrito, numa linguagem que seja próxima do nosso cliente. Tentamos fugir de todos os tecnicismos e jargões e apresentar o vinho de forma despojada, como uma bebida que pode ser consumida corriqueiramente.”
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