segunda-feira, 7 de março de 2016

VINHOS | Um vinhedo, 400 variedades de uvas e cinco continentes.....

Colheita simbólica no Vinhedo do Mundo acontece no dia 23 de janeiro no Ecomuseu da Cultura do Vinho
Todos os anos, entre os meses de janeiro, fevereiro e março, a Serra Gaúcha comemora a colheita da uva. São meses de intenso trabalho para centenas de famílias que têm nessa atividade seu sustento. No dia 23 de janeiro, o Instituto R. Dal Pizzol também celebrará esse momento único, que enaltece o trabalho do viticultor, com a colheita simbólica no Vinhedo do Mundo.
Veja também:
VÍDEO | Colhendo experiências no Vinhedo do Mundo
VINHOS | Dal Pizzol: uma viagem até a história do vinho na serra gaúcha
VINHOS | Dirceu Scottá, enólogo da Dal Pizzol, é o novo presidente do Ibravin
Vinhedo do Mundo: Antônio Dal Pizzol e o italiano Luigi Soini, inspirador do projeto.
– Segue nosso Canal no Youtube!
Pelo sexto ano consecutivo, o Instituto convidará um seleto grupo de pessoas para brindar o vinho e a solidariedade entre as nações, enaltecendo as tradições e o patrimônio da cultura do vinho. O evento acontece no Ecomuseu da Cultura do Vinho, da vinícola Dal Pizzol, na Rota Cantinas Históricas, no distrito de Faria Lemos, em Bento Gonçalves/RS.
Considerada uma das três maiores coleções de uvas privadas do planeta, a maior da América Latina, o Vinhedo do Mundo promete se tornar um dos ícones da civilização do vinho no Brasil. A coleção já reúne 400 variedades de mais de 30 países dos cinco continentes, sendo 350 em plena produção. O objetivo é cultivar as variedades no pequeno espaço de 0,7 hectare, cuja colheita tornou-se, a partir de 2011, um ritual cultural do Instituto R. Dal Pizzol.
Lilian Lima, editora do As Boas Coisas da Vida, na colheita do ano passado.
Após a colheita, as uvas passarão pelo processo de vinificação e serão envasadas para comporem o VINUMMUNDI 2015, resultado da vinificação de 165 variedades de uvas de 28 países colhidas no ano anterior no Vinhedo do Mundo. O VINUMMUNDI não é um vinho comercial, mas cultural, ou seja, expressa e simboliza a solidariedade dos povos e sua cultura.
Dirceu Scottá, enólogo, da Dal Pizzol, na colheita simbólica do Vinhedo do Mundo em 2015
Durante o ano, o Vinhedo do Mundo pode ser visitado por aficcionados, estudiosos e interessados de segunda à sexta-feira, das 9h às 11h40min e das 13h30min às 17h, e aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 16h30min. Para grupos é preciso agendar reserva pelo telefone 54 3449 2255/ Fax 54 3449 2222 ou e-mail dalpizzol@dalpizzol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário