Vinho e uma arte ele tem que ser respeitado como se respeita a uma mulher tem que ser valorizado como se valoriza uma mulher tem que ser guardado no lugar certo como se guarda uma mulher tem que ser bebido como se beija uma mulher e se você fizer tudo isso e um pouco mais você vai perceber o enorme prazer de ter tido paciência e respeito por esse que e uma experiência única, pois vinhos são como as mulheres se bem tratados se mostram com enorme formosura e elegância.
segunda-feira, 7 de março de 2016
O copo influencia o sabor do café?.....
Será que o copo em que se toma café influencia a percepção do sabor da bebida?
O sommelier do Tête à Tête, Marcos Martins, apaixonado por café, costuma reunir outros aficionados e especialistas para degustações informais, não científicas. A ideia é aprender sobre grãos, métodos, recipientes e outros elementos sobre o quais se tenha curiosidade.
O Paladar foi convidado para um desses encontros, em que a pergunta do início do texto seria posta à prova. Além de Martins, Noemi Cawabata, gerente de relacionamento do Martins Café, Paulo Filho, do King of the Fork, e André Santos, da equipe do Tête à Tête e um entusiasta da bebida, participaram da prova.
A primeira parte do painel testou grãos, coados no filtro Hario V60 e degustados na taça ISO. Entraram na concorrência Pilão, Yaguara, Martins e Isso é Café, o escolhido. O rótulo usado foi o Carmem Miranda (R$ 35/250g), frutado, floral e doce.
A segunda parte foi a prova do café eleito em diferentes recipientes: taças, xícaras e copos de diferentes materiais. Veja os resultados:
Xícara grande
É extremamente confortável e a melhor para conservar o calor da bebida. Mas o aroma se dissipa mais rapidamente pela abertura larga.
Shot de vodca
O nariz fica de fora, prejudicando os aromas. A experiência acontece majoritariamente na boca, sem sutileza, com o café chegando de uma vez. Sente-se mais acidez.
Copo americano
É funcional, bom para beber rápido, mas não destaca sabor ou aroma.
Taça Bordeaux e de Borgonha
As taças ressaltam os aromas, mas o café esfria mais rápido. O café escorrega para o fundo da boca e destaca a acidez. Curiosamente, os diferentes formatos ressaltam os atributos pelos quais seus vinhos são conhecidos. Na Borgonha, aromas delicados de caramelo se sobressaíram. Na Bordeaux, destaque para a potência do café: o ataque foi rápido e ressaltou os aromas de fumo e de corda.
Copo de papel
Achatou todas as nuances e derrubou o café.
Nenhum comentário:
Postar um comentário