Vinho e uma arte ele tem que ser respeitado como se respeita a uma mulher tem que ser valorizado como se valoriza uma mulher tem que ser guardado no lugar certo como se guarda uma mulher tem que ser bebido como se beija uma mulher e se você fizer tudo isso e um pouco mais você vai perceber o enorme prazer de ter tido paciência e respeito por esse que e uma experiência única, pois vinhos são como as mulheres se bem tratados se mostram com enorme formosura e elegância.
terça-feira, 10 de maio de 2016
Curso prepara estabelecimentos para ampliar consumo de vinho no RN.....
Meta do programa é formar 64 turmas no Brasil neste ano, alcançar 747 empresas e capacitar 2,4 mil profissionais
O brasileiro consome menos de dois litros de vinho por ano, enquanto no vizinho Uruguai são 40 litros e, na Europa, cerca de 70 litros. Para ampliar o consumo per capita de vinho nacional, o Sebrae no Rio Grande do Norte, a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) e Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) estão capacitando empresários, garçons e sommeliers para melhorar o serviço de vinhos, com destaque para marcas nacionais. Trata-se do projeto Qualidade na Taça, cujo objetivo é aumentar a competitividade de vinícolas brasileiras e ampliar em 15% o consumo desses produtos no país.
O projeto é essencialmente baseado em capacitações, divididas em conteúdos on-line e cursos presenciais, totalmente gratuitas. Em Natal, a parte presencial está prevista para o dia 7 de março, no Praiamar Hotel, em Ponta Negra. Podem participar do projeto apenas proprietários de bares, restaurantes e hotéis com serviço de alimentos e bebidas juntamente com três funcionários, entre garçons, maîtres e sommerliers. As inscrições são feitas exclusivamente pela internet através do site WWW.qualidadenataca.com.br. A participação no curso presencial, no entanto, está vinculada a uma frequência de 75% no conteúdo online.
Os detalhes da ação no Rio Grande do Norte foram acertadas nesta quinta-feira (25), durante reunião na sede do Sebrae. As metas do Qualidade na Taça foram apresentadas pela gestora nacional do projeto no Ibravin, Alexandra Mezzacasa. Também participaram do encontro o diretor executivo da Abrasel-RN, Glauco Gobbato, o gestor do projeto Setorial de Turismo, Yves Guerra, e a gestora do Projeto Cachaças do RN, Mona Paula Lira.
A meta do programa é formar 64 turmas no Brasil neste ano, alcançar 747 empresas e capacitar 2,4 mil profissionais. No Rio Grande do Norte, o projeto deve atingir cerca de 15 estabelecimentos e em torno de 40 profissionais ligados às empresas participantes.
Os conteúdos online são compostos de videoaulas, que servem de subsídios para a parte prática e presencial do curso. Os participantes aprendem sobre itens fundamentais num estabelecimento, como gestão da adega, formação de carta de vinho e abordagem de clientes. No encontro presencial, as dinâmicas envolvem degustação e harmonização, inclusive com pratos simples, como o queijo.
Vinícolas no Nordeste
“O Brasil ainda não tem uma cultura de tomar vinho, mas tem um potencial enorme. A proposta do projeto é ajudar a divulgar essa cultura e instruir pessoas indicar e consumir o vinho que é produzido nas regiões brasileiras”, justifica Alexandra Mezzacasa.
A maioria das vinícolas contempladas pelo projeto é do Rio Grande do Sul, que detém os principais rótulos nacionais, mas a iniciativa pretende também priorizar produtores de todas as regiões. No caso do Nordeste, um das participantes é Vitivinícola Santa Maria, que fica localizada em Lagoa Grande (PE) e responsável pelos rótulos Rio Sol, Adega do Vale, Paralelo, Rendeiras e Vinha Maria. Na fazenda, são cultivadas as castas Cabernet Sauvignon, Syrah, Aragonês, Touriga Nacional, Alicante Bouschet e Moscato Canelli.
A outra é a Vinícola Ouro Verde, que fica no Vale do São Francisco, no município de Casa Nova (BA). A empresa está ligada ao grupo Miolo e produz anualmente 2 milhões de litros entre vinhos e espumantes em 200 hectares de vinhedos próprios.
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