segunda-feira, 16 de maio de 2016

EMPREENDEDORA FATURA R$ 200 MIL AO MÊS COM VINHOS E ALIMENTOS ORGÂNICOS....

Um espaço aconchegante, que serve pratos sazonais e vinhos desenvolvidos pelo próprio estabelecimento. Essa é a proposta apresentada pela Enoteca Saint Vinsaint, criada pela nutricionista e chef de cozinha Lis Cereja, 32 anos. O projeto foi criado em 2006 a partir do desejo da empreendedora de ter um lugar onde pudesse saborear os tipos de vinho e comida que gosta. “A ideia era fazer um tipo de lugar que ainda não existia”, afirma.
Para criar uma importadora com um bar de vinhos e algumas poucas opções de comida, Lis começou a pesquisar sobre importação. “Ao longo do tempo, o projeto foi evoluindo e tomando corpo. Quando vi, a ideia se transformou em um restaurante”, conta. De qualquer forma, a essência do empreendimento sempre se manteve: oferecer vinhos e alimentos naturais e orgânicos.
A Enoteca Saint Vinsaint abriu as portas em 2008, mas as conquistas foram acontecendo lentamente. “Acho que, só esse ano, consegui atingir 95% do que eu realmente queria fazer quando abri a casa”, diz Lis, que só neste ano conseguiu que todos os insumos usados fossem orgânicos e artesanais. “Eu sou responsável pela produção de todos os legumes, as verduras e as ervas usadas na casa. Quando trabalhamos com esse cenário, é irreal pensar em colocar o cardápio na frente dos produtos da safra”, explica Lis.
É a partir dos produtos que tem em mão que ela começa a desenvolver os pratos que serão servidos. De acordo com Lis, os itens fixos não representam nem 50% do cardápio. “A maioria dos pratos que servimos são os 'do dia', que fazemos de acordo com os ingredientes que chegam e com as coisas que temos em casa”, afirma. Além disso, a Enoteca oferece um menu degustação, feito com base nas preferências dos clientes.
Lis Cereja (Foto: Divulgação)Lis Cereja com o seu marido, Ramatis Russo (Foto: Divulgação) Os vinhos - como diz o próprio nome do estabelecimento - são presença garantida na Enoteca Saint Vinsaint, mas são encontrados com uma cara diferente. Lis dá preferência a vinhos naturais, biodinâmicos e orgânicos. Além das produções próprias, a empreendedora oferece mais de 250 rótulos de outras marcas - com destaque para as nacionais. É possível experimentar as diferentes versões da bebida durante a refeição ou levar as garrafas para casa. Além da loja, os rótulos são vendidos também no e-commerce.
Atualmente, Lis, que fundou a empresa sozinha, conta com a ajuda de seu marido, Ramatis Russo, para cuidar de seu negócio. “É claro que eu tive um respaldo familiar. De certa forma, minha grande sócia continua sendo minha família. Se não fossem eles, eu, com certeza, não estaria com as portas abertas até hoje”, afirma a empreendedora.
O investimento inicial feito na Enoteca foi de R$ 600 mil e a chef demorou seis anos para recuperar o que foi gasto. “Só nos últimos dois anos que consegui ter um respiro e emplacar o restaurante com mais tranquilidade”, conta Lis.
Com a ajuda de oito funcionários, o empreendimento fatura de R$ 200 mil a R$ 250 mil mensalmente com o restaurante e a venda de vinhos. Por dia, a Enoteca Saint Vinsaint recebe cerca de 30 pessoas por dia, o que equivale à capacidade de lugares no espaço.
Lis está satisfeita com a Enoteca e não espera crescer em tamanho, mas está investindo em uma reforma para mudar a estrutura do espaço. Além de melhorar a infraestrutura, o excedente do faturamento está sendo usado para contratar funcionários e comprar produtos de melhor qualidade. “Eu já alcancei o limite de pessoas que consigo atender com cuidado. Se crescermos mais, o atendimento e a proximidade que temos com os clientes vão mudar. E isso eu não quero”, diz.

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