Vinho e uma arte ele tem que ser respeitado como se respeita a uma mulher tem que ser valorizado como se valoriza uma mulher tem que ser guardado no lugar certo como se guarda uma mulher tem que ser bebido como se beija uma mulher e se você fizer tudo isso e um pouco mais você vai perceber o enorme prazer de ter tido paciência e respeito por esse que e uma experiência única, pois vinhos são como as mulheres se bem tratados se mostram com enorme formosura e elegância.
terça-feira, 20 de novembro de 2012
1º Desafio Queulat da Ventisquero no Recife
O público pernambucano pôde conferir a etapa Recife do 1º Desafio Queulat, promovido pela Cantu Importadora em parceria com a Ventisquero, entre os dias 16 e 18/10. Os chefs convidados receberam três rótulos diferentes da linha Queulat, determinados por sorteio, e tiveram a missão de elaborar pratos para harmonizar com os vinhos. Foram eles: Joca Pontes (Restaurante Ponte Nova), no primeiro dia; Jeff Colas (Maison do Bomfim), no segundo dia; e Carla Chakrian (Restaurante ÇaVa), no terceiro dia.
No Chile, onde o projeto nasceu, a ação foi feita com formato diferente. Três chefs renomados escolheram cada um, um rótulo de uma uva diferente. O desafio foi dado pela Ventisquero, que determinou três ingredientes que deveriam ser usados na criação do prato para harmonizar com o vinho. Não havia vencedores, apenas competidores.
Confira um dos vídeos deste desafio no Chile:
No primeiro dia, no Ponte Nova, considerei como melhor harmonização, o Ventisquero Gran Reserva Queulat Sauvignon Blanc 2010 com o prato criado por Joca Pontes: camarões na manteiga de manjericão sobre salada de acelga com pasta de peixe e maçã, finalizados ao ponzu de limão galego e picadinho de castanha de caju. Os sabores e aromas cítricos e herbáceos do vinho combinaram perfeitamente com o toque de limão galego e o manjericão no prato.
Já no Maison Bonfim, fui surpreendida pelo mini carpaccio de beterrabas com vieiras grelhadas, lascas de parmesão, fleur de sal e azeite trufado, que foi apreciado com o Gran Reserva Queulat Chardonnay 2010. Por sofrer influências marítimas, o vinho harmonizou maravilhosamente com as vieiras grelhadas, uma iguaria e tanto.
No último dia, muito aguardado e comentado - pois não pudemos prestigiar, o grande desafio que deu certo foi a harmonização de um tinto Gran Reserva Queulat Merlot 2010, vinho encorpado, seco e forte, com a sobremesa: mousse de queijo francês com geléia de frutas vermelhas e pimenta verde com azeite de hortelã. Mesmo sem ter experimentado, a imaginação do sabor foi longe, e penso que deve ter sido a melhor e mais ousada.
Ao final, serão eleitos os melhores chefs de cada cidade, que recebem certificado de participação e uma caixa de cada rótulo da linha completa. O resultado será divulgado no dia 21 de novembro, por Hugo Salvestrini, gerente de vinhos de alta gama e enólogo da Viña Ventisquero e o chef vitorioso, dentre todas as cidades participantes, ganhará uma passagem para o Chile, a fim de visitar a vinícola Ventisquero.
Agora é só torcer e aguardar!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário