terça-feira, 20 de novembro de 2012

Sertão se rende ao sabor do vinho A cidade especializada em queijo aproveita a combinação com a bebida de uva para ampliar o mercado Jaguaribe Quem disse que apreciar bons vinhos é uma particularidade de moradores de regiões mais frias? No semiárido do Vale do Jaguaribe a Budegga, loja especializada em vinhos, conquistou o paladar de moradores e visitantes. Aqui a bebida pode ser apreciada durante a noite, em frente à própria loja, localizada no centro da cidade. Consumidores do Vale do Jaguaribe descobrem os encantos dos mais diferentes tipos de vinhos e inspiram a empresa a trazer, para o mercado local, bebidas importadas de regiões tradicionais FOTO: ELLEN FREITAS A loja foi idealizada a partir de um desejo da empresária Maria das Candeias Bezerra Diógenes. Apreciadora da bebida, ela usou da sua experiência adquirida nas várias viagens para a região Sul do País para investir no setor especializado pouco comum no mercado do interior cearense, sendo a loja a pioneira da região. De acordo com a gerente da loja, Cecília Pinheiro, no início a empresa se propôs à venda de vinho, dos mais populares, os de mesa suave, aos mais finos, tintos secos, maioria produzida nacionalmente. Com o tempo, a loja foi diversificando a variedade de bebidas. "Hoje nós vendemos whisky, vodca, tequila, licor, cachaças finas e outras bebidas que não se encontram facilmente no mercado comum", explica ela. No pequeno espaço, a loja atrai pelo requinte dos produtos e pelos acompanhamentos que deixam a bebida mais saborosa. Como a cidade é famosa por ser a terra do queijo coalho, a iguaria não poderia deixar de ser servida aos clientes. Na loja, além de chocolates e demais aperitivos que combinam com os vinhos, há uma grande variedade de queijos temperados para acompanhar a bebida. O cliente pode reservar o espaço para reunião com os amigos durante a noite. Micareta A Budegga já consagrou as bebidas preferidas dos consumidores locais. Em novembro, mês em que é realizada a micareta da cidade, Jaguar Fest, a Keep Cooler é a bebida preferida dos foliões. De produção nacional, a bebida é gaseificada, elaborada com vinho tinto de mesa, sucos integrais (uva, morango, pêssego) e de baixo teor alcoólico. A bebida é servida preferencialmente gelada. Um dos vinhos preferidos dos jaguaribanos é o Jolimont, com sabor leve e cor intensa, é consumido fria, dando um sabor mais especial. A loja foi inaugurada em abril de 2011, período que compreendeu a Semana Santa. A data foi escolhida como estratégia de marketing para atrair os consumidores para conhecer essa nova proposta de produto. Desde então, foi muito bem recebida pelos moradores e também pessoas que passam pela cidade e visitam a loja diariamente.
Atendendo aos pedidos dos primeiros clientes, a loja ampliou a variedade de vinhos importados como, por exemplo, alguns do Porto, Portugal. "Os consumidores pediam que aumentássemos a variedade de vinhos importados e isso deixou a loja mais atrativa", explica a gerente. Toda essa novidade e sucesso fez que com o primeiro ano da loja rendesse bons frutos. Em seu um ano e meio de existência, as vendas cresceram 80%, lucro que abriu oportunidade para novos investimentos. Com o crescimento, a loja foi ampliando seu leque de opções. Atualmente, oferece cestas para presentes com chocolates, hidratantes, pelúcias, taças e claro, vinhos. As cestas são elaboradas para todas as ocasiões, de aniversários a datas comemorativas, como fim de ano, Dia dos Namorados e Dia dos Pais. A loja também surpreendeu a todos em suas promoções. Durante duas edições, sorteou uma viagem com acompanhante. Nas compras a partir de R$ 100,00 o cliente concorre a uma viagem para Gramado, no Rio Grande do Sul, durante uma semana. A próxima edição da promoção está programada para o ano de 2013. Segundo a gerente, a empresa planeja ampliar a loja no início do novo ano. A partir de janeiro será construído um segundo piso, para realização de eventos fechados. O ambiente será totalmente climatizado para garantir o conforto dos clientes nas mais diversas comemorações.

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