Vinho e uma arte ele tem que ser respeitado como se respeita a uma mulher tem que ser valorizado como se valoriza uma mulher tem que ser guardado no lugar certo como se guarda uma mulher tem que ser bebido como se beija uma mulher e se você fizer tudo isso e um pouco mais você vai perceber o enorme prazer de ter tido paciência e respeito por esse que e uma experiência única, pois vinhos são como as mulheres se bem tratados se mostram com enorme formosura e elegância.
terça-feira, 20 de novembro de 2012
Escanção português defende educação sobre o vinho
O escanção (sommelier) português José Santanita, diretor geral da Wine Senses, empresa voltada para a divulgação da cultura vínica no Brasil, defendeu a "educação" sobre a bebida como forma de ampliar o consumo e as vendas.
"O vinho não é uma bebida qualquer. As pessoas precisam conhecer. E o vinho português é um vinho diferente, são muitas castas, muitas regiões. Para os profissionais, nem sempre é fácil entender tudo, e a educação ajuda", explicou à Lusa o 'sommelier' português, há seis anos a trabalhar com a divulgação de vinhos no Brasil.
Santanita iniciou hoje a primeira edição de seu curso de vinhos portugueses para o público do Rio de Janeiro, uma iniciativa que surgiu em 2010 e que já ocorreu em outras quatro cidades brasileiras - Salvador, Fortaleza, Brasília e São Paulo.
Entre os alunos do curso estão escanções de grandes restaurantes brasileiros, além de apreciadores e profissionais de comunicação especializados em enologia.
Os participantes ainda concorrem a um estágio de oito dias em uma vinícola portuguesa, com todas as despesas pagas. A escolha será feita a partir de uma prova sobre os conhecimentos adquiridos ao longo do curso.
"Tenho muito interesse em conhecer mais os vinhos de Portugal e, claro, me interessou a possibilidade de ganhar a viagem e conhecer pessoalmente as vinícolas", afirmou o sommelier Thiago dos Santos de uma rede de churrasqueiras.
Já para o médico e amante de vinhos Neri Cavalheiro, "velho conhecedor dos vinhos portugueses", o curso é uma oportunidade para se aprimorar ainda mais na cultura do país.
"Os vinhos portugueses possuem grande variedade e qualidade. Sabendo escolher, é difícil beber um vinho português ruim. Além de terem um bom preço/qualidade", destacou.
A prova final do concurso será realizada na próxima segunda-feira, na residência oficial do cônsul português do Rio de Janeiro, tendo como júri profissionais especializados, entre eles o presidente da Sociedade Brasileira de Amigos do Vinho, e João de Souza, eleito melhor 'sommelier' do Rio de Janeiro no ano passado.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário