Vinho e uma arte ele tem que ser respeitado como se respeita a uma mulher tem que ser valorizado como se valoriza uma mulher tem que ser guardado no lugar certo como se guarda uma mulher tem que ser bebido como se beija uma mulher e se você fizer tudo isso e um pouco mais você vai perceber o enorme prazer de ter tido paciência e respeito por esse que e uma experiência única, pois vinhos são como as mulheres se bem tratados se mostram com enorme formosura e elegância.
segunda-feira, 13 de março de 2017
os vinhos Grand Cru da Alemanha
VDP (Verband Deutscher Prädikats- und Qualitätsweingüter e.V.) é uma associação alemã, fundada em 1910 que visa fazer vinhos de qualidade. Tem mais de 200 membros e regula os rendimentos, as variedades de uvas permitidas e classifica os vinhedos em 4 tipos, sendo o melhor o Grosse Lage, ou Grand Cru. Vale dizer que há uma classificação chamada de Grosses Gewachs (ou GG nos rótulos), que é o Grand Cru para vinhos secos.
Em Agosto de 2015 a VDP fez uma grande degustação com mais de 400 vinhos Grand Cru das diversas regiões produtoras da Alemanha. A degustação para jornalistas/escritores do mundo inteiro foi em Wiesbaden e teve precisão alemã: nomes reservados nas mesas, espaço amplo, serviço rápido e eficiente, e vinhos grandiosos.
Eu provei cerca de 70 vinhos, das mais diversas regiões alemãs. Tive boas surpresas, principalmente com os tintos feitos com a uva Pinot Noir (Spätburgunder) de alta qualidade da região de Baden e da região de Pfalz, ou Palatinado. Claro que os vinhos da uva Riesling do Vale do Rio Mosel e do Vale do Rio Reno estavam excelentes também.
Nesse post vou falar dos vinhos tintos de Baden (nome dos produtores em negrito, para facilitar):
Doktorgarten Spätburgunder Staatsweingut Freiburg 2013
Aromas de frutas vermelhas (cereja, mirtilo), terra, fumaça e especiarias. Com taninos médios e acidez média+ refrescante, o vinho é delicioso e bastante interessante. 88 pontos.
Winklerberg “Roter Boden” Stigler 2011
Aromas de terra, sous bois, cogumelos, fruta vermelha (cereja vermelha e mirtilo). Taninos e acidez média, talvez não aguente muito tempo em garrafa, beber já. 85 pontos.
Winklerberg Wanne Spätburgunder “Häusleboden” Dr. Heger 2013
Aromas de frutas vermelhas (cereja, framboesa), trufas negras, defumado, madeira. Com taninos médios, acidez média+ e final médio+. Vinho delicioso. 89 pontos.
Schlossberg Spätburgunder Stigler 2011
Aromas muito complexos de cogumelos, frutas vermelhas, terra, notas minerais como pedra molhada, além de café em pó. Seco, de taninos médios, álcool balanceado e acidez média+, tem final longo, para beber agora ou guardar. 90 pontos
Sonnenstuck Spätburgunder Blankenhorn 2013
Muita fruta no nariz, com notas de frutas vermelhas (cereja vermelha, mirtilo, cereja ácida). De taninos macios, tem corpo e álcool médio, bem balanceados, acidez média+ refrescante, final longo. Delicioso. 89 pontos
Vale dizer que todos estes vinhos tem preço de venda entre 25-30 euros. Um achado!
Saúde!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário