Vinho e uma arte ele tem que ser respeitado como se respeita a uma mulher tem que ser valorizado como se valoriza uma mulher tem que ser guardado no lugar certo como se guarda uma mulher tem que ser bebido como se beija uma mulher e se você fizer tudo isso e um pouco mais você vai perceber o enorme prazer de ter tido paciência e respeito por esse que e uma experiência única, pois vinhos são como as mulheres se bem tratados se mostram com enorme formosura e elegância.
quarta-feira, 26 de dezembro de 2012
A tampa de rosca: Uma tendência para o vinho
Conhecida como screwcap, vem substituindo as rolhas de cortiça ou mesmo as sintéticas no vedamento do vinho. Trata-se de uma tampa metálica de rosca coberta internamente por um plástico inerte. No Brasil, já é utilizada para alguns vinhos brancos e outros tintos de caráter mais jovem.
A tradicional e milenar rolha de cortiça é de um material caro, raro e passível a apresentar problemas. Não apresentam uma longa duração, podendo secar e causar o gosto de rolha no vinho, o que o torna desagradável para o consumo, e ainda pode ocorrer o TCA (2-4-6 Tricloroanisol), uma substância química volátil que pode contaminar a cortiça e provocar aromas desagradáveis de mofo no vinho.
A screwcap há anos é usada com sucesso em outras bebidas como sucos, água mineral, refrigerantes e até destilados. Traz algumas vantagens como seu baixo custo e o fácil manuseio, descartando o uso do saca rolhas. A garrafa pode ser guardada em pé, diferentemente da rolha, onde a bebida deve estar em contato com a mesma para evitar o secamento. Ainda é menos prejudicial ao ambiente do que rolhas sintéticas, já que se trata de um material reciclável.
Há ainda questionamentos quanto a sua longevidade, embora já seja bastante aceita em vinhos brancos e de consumo jovem em geral. Este tipo de vedante é adotado por novos produtores a cada ano e é a grande tendência deste mercado.
Um estudo científico com duração de 10 anos foi realizado na Austrália pelo AWRI (Australian Wine Research Institute) comparando 14 diferentes vedações em vinho Semillon 1999 e a tampa de rosca surpreendeu a todos. A foto abaixo mostra os vinhos após períodos de guarda, a mais à esquerda, com visual mais novo, surpreendentemente (ou não) é a vedada com tampa de rosca. Além do aspecto visual, foram feitos testes às cegas e novamente, os selados desta maneira foram os que mais mantiveram o frescor e demonstravam ainda caráter de envelhecimento.
O maior entrave da adoção da tampa de rosca é a tradição milenar de abrir o vinho com o saca-rolhas, um ritual espiritual que encanta apreciadores de um bom vinho e que uma grande maioria não está disposta a abandonar.
A busca pela conservação ideal do vinho e pela qualidade final deste impulsionam a substituição da rolha de cortiça. A screwcap já se apresenta como uma alternativa prática, viável e eficaz, basta apenas vencer o preconceito de estar associada a vinhos de menor qualidade, para assim, zelar pela qualidade suprema dos melhores produtos enológicos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário