quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Vinho versus pimenta Semana passada tive em um restaurante mexicano aqui no Recife, chamado Frida. Lá, eles têm uma carta de vinhos bem diversificada. Na ocasião, uma amiga perguntou se vinho combina com comida apimentada. Eu particularmente, não gosto da combinação. Seja comida apimentada ou com alho. Mas, tentando, às vezes se dá um jeito de harmonizar.
Confiram o que diz o sommelier Manoel Beato sobre o assunto: “É conceito universal: em qualquer culinária não há vinho que se harmonize com pratos muito picantes. Com pouca pimenta, prefira vinhos aromáticos, de acidez boa e baixo teor alcoólico, como alguns Torrontés argentinos, Sauvigon Blanc da Nova Zelândia e da África do Sul”. Meu amigo Felipe Carrara, leitor assiduo do Blog me apresentou mais um questionamento interessante nessa semana e achei por bem compartilhá-lo com todos vocês. Afinal de contas, é possível casar bem os vinhos com comidas apimentadas?
Até bem pouco tempo atrás, frequentemente ouviríamos um enfático NÃO, mas hoje em dia, culinárias como a Japonesa, Chinesa, Mexicana, Tailandesa e Indiana tem casamentos bastante interessantes com os mais variados tipos de vinhos. Para sermos práticos vamos à algumas linhas básicas que vão nos nortear para as escolhas mais acertadas: Comidas apimentadas apresentam sensação de ardência ou calor marcantes, para acompanhá-las precisaremos buscar uma refrescância à esse ataque na lingua, nisso os brancos leves, frescos e frutados são campeões; Minha primeira opção pode parecer meio fora de moda, mas sugeriria bons vinhos alemães de Riesling e Gewürztraminer pois sua doçura e brilhante acidez ligam muito bem com pratos mais condimentados. Os brancos da Alsácia (que seguem os mesmos princípios e castas são a opção mais classuda…). Um Shiraz branco, um Pinot Grigio também costumam casar muito bem com comida picante; um Savignon Blanc poderá ser uma ótima opção, especialmente se for para acompanhar comidas que tenham limão ou vinagre. Um jovem Syrah funciona muito bem, especialmente para acompanhar comidas muito aromáticas como a comida Indiana. O gengibre,oniporesente nos pratos indianos, thais e chinesss, fica delicioso com um bom vinho verde de Portugal, Riesling e Pinot Grigio, muito bom também com Gewürztraminer, Sauvignon Blanc da Nova Zelândia e Soave da Itália, e bom com uma série de outros brancos franceses, italianos, espanhóis e sul-africanos. Tal como os pratos picantes, o sushi pede vinhos brancos leves com um toque de doçura frutada, ou um vinho tinto leve e baixo em taninos. Já na cozinha mexicana, vou ousar um pouquinho pois apesar de tão condimentada quanto a oriental, pode se dar muito bem com vinhos tintos de bom corpo, como um Rioja, um Syrah, um Malbec ou um Zinfandel. Cuidado com taninos muito marcados e vinhos muito encorpados pois eles podem aumentar a sensação de calor e transformar seu jantar num incêndio… Agora é só iniciar os testes!!! E lembrando que a combinação vinho e pimenta é pra lá de afrodisíaca…tratem de estar preparados e bem acompanhados…

Nenhum comentário:

Postar um comentário