terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Pisano Arretxea Grand Reserve 2004 e Pisano Axis Mundi 2002, os melhores vinhos do Uruguai na taça!

Recentemente fui recebido na casa do meu amigo Welington Andrade para uma noite de churrasco regado a bons caldos. Lá posso dizer que provei os melhores vinhos do Uruguai. O primeiro foi o Pisano Arretxea Grand Reserve 2004 (corte) e logo depois o Pisano Axis Mundi 2002 (100% Tanat).
A vinícola Pisano está localizada na região de Canelones desde 1914. É controlada pelos irmãos Eduardo (viticultura), Daniel (vendas e marketing) e Gustavo Pisano (enologia). Junto à sede da vinícola, cultivam-se Tannat, Cabernet Sauvignon, Merlot, Chardonnay e Torrontés, mais algumas outras castas em pequena quantidade. Há também duas parcelas de vinhas velhas, com aproximadamente 60 anos, que dão origem ao Axis Mundi, o vinho TOP da Pisano.
Em geral seus vinhos são estruturados e tânicos, ideais para um bom Churrasco. Site: www.pisanowines.com
Pisano Arretxea Grand Reserve 2004 – ST (92) - 14,5% – Importadora Mistral – Não consegui informação sobre o tempo em barrica – R$ 130,00 •
Um corte de Cabernet Sauvignon (1/3), Merlot (1/3) e Tannat (1/3). A ideia é balancear a potência e a agressividade da Tannat. A meu ver conseguiram. Aroma de inicio muito fechado, que foi melhorando com tempo de taça, liberando notas de baunilha, pimenta negra e floral. Paladar bastante encorpado, firme e concentrado. Redondo, não enjoativo. Ótima acidez. Álcool bem equilibrado.
Pisano Axis Mundi 2002 – ST (93+) – 15% – Importadora Mistral – Não consegui informação sobre o tempo em barrica – R$ 275,00 •
Axis Mundi é o vinho Top da vinícola, um super-Tannat, elaborado com 100% uvas de vinhas muito velhas de Tannat, de baixo rendimento.
Um tinto realmente de respeito. Aroma que com tempo se mostrou complexo, com várias nuances (fumo, couro, madeira nobre, frutas negras..ameixa). Toque licoroso. Paladar estruturado, potente, mas muito elegante. Equilibrado. Um tinto saboroso, que enche a boca. Ótima acidez. Bastante longo. Muito bem elaborado, o melhor Tannat que já passou pela minha taça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário