Vinho e uma arte ele tem que ser respeitado como se respeita a uma mulher tem que ser valorizado como se valoriza uma mulher tem que ser guardado no lugar certo como se guarda uma mulher tem que ser bebido como se beija uma mulher e se você fizer tudo isso e um pouco mais você vai perceber o enorme prazer de ter tido paciência e respeito por esse que e uma experiência única, pois vinhos são como as mulheres se bem tratados se mostram com enorme formosura e elegância.
terça-feira, 12 de fevereiro de 2013
Vinho brasileiro entra na avenida nesta sexta como enredo da escola de samba paulista Vai-Vai ...
Vinho brasileiro entra na avenida nesta sexta como enredo da escola de samba paulista Vai-Vai
Após terem sido o tema da Escola de Samba Estado Maior da Restinga, campeã do Carnaval de Porto Alegre em 2012, os vinhos brasileiros voltam à passarela do samba nesta sexta feira, como enredo de uma das principais escolas do Carnaval Paulista. A Vai-Vai decidiu defender esse tema na avenida, aceitando a sugestão do Ibravin (Instituto Brasileiro do Vinho), que tem o objetivo de democratizar, valorizar e aumentar o consumo dos vinhos elaborados no Brasil.
De acordo com o Ibravin, o consumo per capita de vinho pelo brasileiro é de apenas 1,8 litro, bem inferior ao consumo de países vizinhos, como Uruguai (cerca de 33 litros) e Argentina (26 litros). Embora o consumo per capita seja relativamente baixo em relação aos vizinhos, não há como negar que a bebida tem ocupado um lugar especial no paladar do brasileiro. Prova disso é o aumento de vendas no mercado nacional, tanto do produto elaborado localmente quanto do importado. Em quanto os números de 2012 não saem, em 2011 tivemos a comercialização de 97 milhões de litros de vinhos finos nacionais e estrangeiros – uma alta de 8% sobre o ano anterior. Incluindo ai os espumantes, uma categoria que cresce de 20% a 30% todos os anos. Alguns dos obstáculos apontados para popularização do consumo da bebida de Baco são os rituais sofisticados de degustação e a questão cultural do povo brasileiro, que ainda prefere a cerveja e a cachaça.
Dentre as ações previstas pelo Ibravin para aproximar a população da cultura do vinho no país está uma campanha promocional ousada para aumentar as vendas da bebida durante o Carnaval em São Paulo, principal mercado consumidor. Serão oferecidos vinhos em caixinhas (Tetra Pak) a preços populares nos eventos da Vai-Vai e nas arquibancadas do Anhembi durante o Carnaval 2013. Foram produzidas 180 mil embalagens das variedades branco aromático, tinto seco e tinto suave, que serão vendidas ao preço de R$ 4 (250ml).
A escolha dos vinhos foi realizada por um grupo de 80 convidados que, após uma degustação às cegas com 16 tipos de vinhos, selecionaram por meio de uma votação simples os três “Vinhos Oficiais do Carnaval 2013″. São eles os vinhos Aurora Saint Germain Branco Assemblage, da Aurora (Bento Gonçalves); o Arbo Merlot, da Vinícola Perini (Farroupilha); e o Quinta Jubair Tinto Suave, da Goés (SP). Depois de São Paulo, a meta é chegar ao Carnaval do Rio de Janeiro e, num futuro próximo, ao Nordeste.
Com os mega eventos marcados para o Brasil, como Copa do Mundo em 2014 e a Olimpíadas em 2016, a atenção para o vinho brasileiro e, de resto, para todos os rótulos vendidos no Brasil irão, com certeza, aumentar. É agora ou nunca!
Para você que vai ficar em Vitória a coluna indica 4 rótulos brasileiros para você comprar sem medo.
Espumante Viapiana 192 – Serra Gaúcha – R$ 52,00 – Enótria
Aroma lembra fermento, comum em bons espumantes com ótimo perlage. Encorpado, com boa fruta. Bom para acompanhar muitos pratos. Refrescante e cremoso.
Espumante Cave Pericó Brut Rosé – Santa Catarina – R$ 39,80 – Perim
Um espumante rosé muito agradável, com um corte atípico de 60% de Cabernet Sauvignon e 40% de Merlot. Belo perlage,notas de goiaba madura, estruturado, com ótima acidez. Final agradável, sem amargor.
Casa Valduga Chardonnay Leopoldina – Vale dos Vinhedos – R$ 46, 20 – DZ emporium
Um vinho que surpreendeu a mim e alguns amigos às cegas. Leve, com boa. Deixa sensação gostosa em boca. Leve toque de manteiga e frutas tropicais. Bem elegante, pede outra taça.
Miolo RAR Collezione Pinot Noir 2011 – Campos de Cima da Serra (RS) – R$ 61,00 – www.wine.com.br
Aroma intenso, com muitas frutas típicas da casta (morango e cereja). Melhorou com tempo na taça, precisa de decanter com antecedência. Paladar agradável, com muita fruta, redondo. Sem dúvida, um bom vinho.
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