Vinho e uma arte ele tem que ser respeitado como se respeita a uma mulher tem que ser valorizado como se valoriza uma mulher tem que ser guardado no lugar certo como se guarda uma mulher tem que ser bebido como se beija uma mulher e se você fizer tudo isso e um pouco mais você vai perceber o enorme prazer de ter tido paciência e respeito por esse que e uma experiência única, pois vinhos são como as mulheres se bem tratados se mostram com enorme formosura e elegância.
quinta-feira, 17 de janeiro de 2013
Harmoniza com o calor, mas também com a boa mesa: Antonie Moueix Bordeaux Blanc 2009
Sempre temos boas experiências com vinhos da Sicília feitos a partir do típico corte Nero d'Ávola e Syrah. Com esse não foi diferente. Aliás, foi o melhor vinho degustado no 2º encontro de nosso grupo, em janeiro/2013.
É elaborado pela Cusumano, uma empresa familiar fundada em 1963, com objetivo inicial de produzir vinhos em escala minúscula e fornecer uvas para vinícolas tradicionais da Sicília. Seus vinhos começaram a ser comercializados em escala maior apenas no ano 2000, depois de 40 anos de estudos e experimentações. Atualmente está sob a direção dos irmãos Alberto e Diego Cusumano.
Esse IGT tem 70% de Nero d'Ávola e 30% Syrah, com amadurecimento de 80% do líquido em tanques de inox e os 20% restantes em tonéis de carvalho de 2.000 litros. Tem 14,5% de teor alcoólico.
Um vinho moderno, com muita fruta, estrutura para acompanhar pratos e está em ótima forma aos 3 anos de idade, podendo evoluir nos próximos 2 anos.
Aromas com boa complexidade, flores, frutos vermelhos e negros, mas com notas da madeira. Corpo mediano, taninos finos e acidez marcante, típica dos vinhos italianos, gastronômicos por natureza. Final longo, maduro, com boa fruta, palato com notas amadeiradas bem integradas e vontade de mais um gole.
Um tinto italiano com características interessantes pra quem não se adapta tanto aos vinhos de outras regiões, porque tem um frutado maduro que o aproxima dos paladares mais acostumados aos vinhos do Novo Mundo. Boa pedida.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário