Vinho e uma arte ele tem que ser respeitado como se respeita a uma mulher tem que ser valorizado como se valoriza uma mulher tem que ser guardado no lugar certo como se guarda uma mulher tem que ser bebido como se beija uma mulher e se você fizer tudo isso e um pouco mais você vai perceber o enorme prazer de ter tido paciência e respeito por esse que e uma experiência única, pois vinhos são como as mulheres se bem tratados se mostram com enorme formosura e elegância.
terça-feira, 8 de janeiro de 2013
Borgonha: O grande negociante e a grande fraude
Muito se discute sobre as fraudes no mundo do vinho e, nesta semana, a Borgonha foi palco de mais uma revelação: Labouré-Roia, um dos grandes negociantes da região, está envolvido em um esquema duvidoso.
De acordo com o jornal local “Le Bien”, o negociante e pessoas de sua equipe são acusados de rotulagem inadequada nas garrafas, de misturar vinhos de diferentes denominações e origens, adicionar vinho de mesa para aumento de volume, além de usar medalhas de premiações incorretas.
O jornal informa que, nos últimos 18 meses, os policiais estão em Dijon conduzindo uma investigação sobre o caso, sendo que os 4 acusados já estão sob custódia desde a semana passada.
As investigações apontam a descoberta de uma enorme operação de fraude e muito organizada, revelado pela análise de centenas de documentos do negociante, no período de 2005-2009.
As autoridades de Dijon afirmaram que cerca de 500.000 garrafas podem ter sido adulteradas com vinhos de outras denominações e, aproximadamente, 1.5 milhões de garrafas rotuladas erroneamente. Durante o período em questão, a empresa vendeu cerca de 36 milhões de garrafas, rendendo outros tantos milhões de euros/ano, o que comprova o grande sistema de fraude.
Sobre as investigações, nenhuma decisão foi tomada até o momento sobre a acusação dos quatro homens sob custódia. O advogado do negociante, Emmanuel Touraille, disse à imprensa que seus clientes estão dispostos a cooperar com o inquérito.
A Borgonha está abalada, são Mersault e tantos outros rótulos que se tornam duvidosos. Vamos torcer para que estes casos sejam raros, pela integridade e qualidade das marcas e seus vinhos. Se você cair numa dessas, o que resta é abrir a garrafa e beber, pois não se chora pelo vinho enganado...
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário