Vinho e uma arte ele tem que ser respeitado como se respeita a uma mulher tem que ser valorizado como se valoriza uma mulher tem que ser guardado no lugar certo como se guarda uma mulher tem que ser bebido como se beija uma mulher e se você fizer tudo isso e um pouco mais você vai perceber o enorme prazer de ter tido paciência e respeito por esse que e uma experiência única, pois vinhos são como as mulheres se bem tratados se mostram com enorme formosura e elegância.
quinta-feira, 10 de janeiro de 2013
Podridão nobre e cinzenta
Podridão cinzenta e podridão nobre são causadas por um fungo chamado botrytis cinérea. O mesmo fungo é um destruidor e um realçador.
Se as uvas forem atingidas por esse fungo durante um período quando ainda são imaturas, vira uma praga que se espalha rapidamente e invade e desintegra as células na uva, que apodrecem. A infecção ocorre especialmente com condições de alta umidade e pouca areação (vegetação densa). Com uma ruptura na casca por um inseto a uva vira uma gosma cinzenta. Se o tempo fica úmido, e sem ser combatido, essa forma malévola de fungo pode destruir safras inteiras.
Para o mesmo fungo criar uma podridão nobre as uvas precisam chegar em plena maturidade antes de serem infectadas. As uvas maduras ricas em açúcar, fornecem uma fonte de alimento para o fungo, que adiciona sabores típicos de botrytis lembrando de mel. Com tardes secas e a influência do fungo, as bagas desidratam ficando doces e concentradas. Condições ideais para podridão nobre são névoa da manhã, por exemplo quando há um lago próximo, e com dias ensolarados quentes e secos.
Em regiões úmidas, o combate contra podridão cinzenta é geralmente feito com fungicidas. Isso complica se o viticultor gostaria de usar leveduras indígenas. As leveduras são também fungos, a podridão cinzenta e as leveduras são como primos. Matando um, mata ou outro. Então, nesse processo de eliminar a podridão cinzenta, já complica o uso de leveduras selvagens e fica necessário usar leveduras cultivadas mais fortes. Mas se o uso é intenso de fungicidas, mesmo fermentações com leveduras cultivadas, podem chegar a ter problemas. Marcel Lapierre conta que no caso da região de Beaujolais, muitos dos problemas de podridão cinzenta foram causados por causa do uso de fertilizante e cultivo de alto rendimento, virando um circulo vicioso com mais forte uso em conseqüência de fungicidas.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário