terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Direto das Serras Gaúchas: uma "peregrinação" vínica pelo Vale dos Vinhedos, Pinto Bandeira e Farroupilha - 1ª parte

O grande vinho do Brasil: o espumante da Serra Gaúcha... O Blog Vinhos e Mais Vinhos, atendendo a um convite do Projeto Imagem, promovido pelo Ibravin (Instituto Brasileiro do Vinho), está de volta à região vinícola do Rio Grande do Sul para visitar algumas vinícolas no Vale dos Vinhedos, Pinto Bandeira e Farroupilha.
A primeira parada da nossa "peregrinação" foi na vinícola Miolo, uma das mais modernas de toda a região, localizada no renomado Vale dos Vinhedos, que já havia sido visitada por mim há pouco mais de dois anos atrás (veja no link). Na ocasião, fomos recepcionados por Morgana Miolo e dois enólogos da vinícola, que nos aguardavam com garrafas bem geladas do tropicalíssimo Terranova Brut Rosé produzido no Vale do São Francisco, algo providencial para os quase 30ºC que faziam no local, num horário próximo das 7 horas da noite.
Devidamente paramentados com jalecos e toucas, seguimos para um tour completo pelas instalações da área de produção, onde pudemos provar o mosto da casta Chardonnay recém-colhida e que havia iniciado o processo de fermentação alcoólica há apenas 5 dias.
Em seguida, passamos para a sala de barricas, onde os melhores vinhos da vinícola repousam tranquilamente aguardando o devido momento de seu engarrafamento. Lá, o enólogo Gustavo Duarte nos proporcionou a experiência de provar, diretamente da barrica, um lote de Merlot Terroir, vinho premium da Miolo que repousa 18 meses nessas barricas de carvalho francês. Finalizada a visita à área de produção, seguimos para a sala de degustação da Miolo para provarmos alguns rótulos elaborados pela empresa em suas diversas áreas de cultivo ou de parceiros como a RAR e a Bellavista Estate, do apresentador Galvão Bueno. Assistimos ainda, um breve vídeo do atual panorama da empresa e seus novos projetos em andamento. Dentre os rótulos provados (Bueno SB 2012, RAR Collezione PN 2011, Miolo Quinta do Seival Castas Portuguesas 2008, Miolo Terroir 2008, Miolo Millésime 2009 e Terranova Moscatel), destaquei o refinado espumante Miolo Millésime 2009 e o Quinta do Seival Castas Portuguesas 2008, um vinho que já havia me convencido em ocasiões anteriores de sua alta qualidade e excepcional relação preço x qualidade (na faixa dos R$50).
Para finalizar a noite, fomos agraciados com um belo jantar da culinária típica italiana, na charmosa Osteria Mamma Miolo que fica nos fundos da vinícola. Boa comida, bons vinhos, boas companhias e até um animado grupo de música italiana animou este primeiro dia de "peregrinação".

Nenhum comentário:

Postar um comentário