Vinho e uma arte ele tem que ser respeitado como se respeita a uma mulher tem que ser valorizado como se valoriza uma mulher tem que ser guardado no lugar certo como se guarda uma mulher tem que ser bebido como se beija uma mulher e se você fizer tudo isso e um pouco mais você vai perceber o enorme prazer de ter tido paciência e respeito por esse que e uma experiência única, pois vinhos são como as mulheres se bem tratados se mostram com enorme formosura e elegância.
quinta-feira, 17 de janeiro de 2013
Grandes vinhos chilenos: Uma lista de renome internacional e muitas premiações .
Para todos os que apreciam bons vinhos, aí vai uma lista interessante contendo grandes vinhos chilenos, todos de grande renome e muitas premiações internacionais nos últimos anos. Se eu dissesse que são os melhores Chilenos, estaria errado, pois a única coisa que pode dizer se é ou não o melhor: o seu gosto.
Enfim, quando olhamos para estes vinhos vemos que muitos são considerados como ícones do Chile, pela sua importância no mercado mundial e pela qualidade associada ao seu consumo.
Grandes vinhos, com certeza. Aproveite para conhecer um pouco de cada um deles e, quando tiver a oportunidade de comprar ou consumir, não hesite:
1. Agustinos Gran Reserva 2007 Pinot Noir
Este vinho é feito de 100% Pinot Noir e proveniente do Vale do Bio Bio, uma das regiões mais produtoras do sul do Chile. Este vinho passa por fermentação malolática e é maturado em barris de carvalho francês. Certa vez, a própria Jancis Robinson relatou: “Ache logo esta barganha”. Está esperando o que?
Premiações:
2009 Sommelier Wine Awards
2009 International Wine Challenge: Prata
2009 Wines of Chile: Para
Decanter World Wine Awards: Prata
Ah, no blog (http://agustinoswinery.blogspot.com/) do produtor vi que a safra de 2008 foi premiada com medalha de prata no Wine Challenge 2010. E o bom vinho chileno vai abrindo espaço e ganhando prêmios e, ainda assim, chama muito a atenção pela relação preço/qualidade...
2. Almaviva 2006
Este vinho, resultado de um joint-venture entre a Concha y Toro e Baron Philippe de Rothschild, é uma mistura de Cabernet Sauvignon, Merlot, Carmenère e Cabernet Franc, produzido na região Vale do Maipo.
Entre as safras mais prestigiadas, a de 2006 arrancou muitos elogios da crítica como os proferidos pela Wine Advocate (de Robert Parker): “O Almaviva 2006 dá continuidade a uma série de safras de sucesso deste ícone Chileno. Elegante e impecavelmente balanceado, ele vai evoluir bem e estará no seu auge perto de 2021”.
Premiações:
Wine Spectator: 93 pontos
Robert Parker: 92 pontos
International Wine Cellar: 93 pontos
3. Anakena ONA Syrah 2007
Este vinho tem ganhado muito espaço e elogios nos últimos anos. O Anakema é proveniente da região Vale Rapel e repousa 10 meses em carvalho francês.
Premiações:
Wines of Chile Awards 2010: Prata
2010 Mondiales des Vines Canada : Ouro
2009 Challenge Internacional Du Vin : Prata
4 e 5. Antiyal and Kuyen
Estes vinhos são assinados pelo reconhecido enólogo Alvaro Espinoza e colecionam uma série de premiações, o que tem conferido muito renome aos vinhos frente a crítica internacional.
Premiações:
International Wine Cellar: 92 pontos – 2007 Antiyal
International Wine Cellar: 91 pontos – 2007 Kuyen
Wine & Spirits Magazine: 91 pontos – 2007 Antiyal
Robert Parker: 92 pontos – 2005 Antiyal
Robert Parker: 90 pontos – 2005 Kuyen
6. Casa Lapostolle Clos Alpata 2005
Este corte de Cabernet Sauvignon, Merlot, Carmenère e Petit Verdot foi consagrado, em 2008, como o vinho do ano pela revista Wine Spectator. Na sequência, a safra de 2006 também foi muito aclamada.
Wine and Spirits: 94 pontos
Wine Enthusiast: 94 pontos
Wine Spectator: 96 pontos
International Wine Cellar: 91 pontos
7. Concha y Toro Don Melchor Cabernet Sauvignon
Este é um dos melhores exemplares chilenos, conhecido por muitas pessoas e muito premiado mundo afora. Uma obra-prima do Vale do Maipo, moldada pela potente Concha y Toro. Safras muito bem pontuadas: 2005, 2006.
Premiações:
Wine Spectator: 96 pontos
Robert Parker Wine Advocate: 94 pontos
Wine Enthusiast: 94 pontos
8. Concha y Toro Terrunyo 2005 Cabernet Sauvignon
Mais um vinho que mostra o poder da Concha y Toro, com safras aclamadas ano após ano, como na sequência 2005, 2006 e 2007. Segundo a Wine Enthusiast: “Este chileno mostra framboesa, frutas maduras como cassis e amora. O paladar é intenso com acabamento maduro e fino...”
Premiações:
Wine & Spirits: 93 pontos
Wine Enthusiast Magazine: 92 pontos
Robert Parker: 91 pontos
Wine Spectator: 91 pontos
9. Concha y Toro Carmín de Peumo 2005 Carmenère
Típico chileno e com tudo o que um Carmenère de qualidade pode mostrar. “O Carmín de Peumo pode se tornar o carro-chefe da vinícola e candidato a melhor vinho do Chile”. É pouco? Ah, não é uma citação minha, mas do Robert Parker.
Premiações:
Wine & Spirits: 96 pontos
Robert Parker: 97 pontos
Wine Spectator: 94 pontos
10. Errazuriz Don Maximiano 2006
Vale do Aconcágua é casa deste vinho que vem com pontuação de 90+ desde a safra de 2005 até as mais recentes. Corte de Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Petit Verdot e Shiraz.
Premiações:
International Wine Cellar : 92 pontos
Wine Enthusiast Magazine : 91 pontos
Robert Parker: 94 pontos
Wine Spectator: 91 pontos
11. Montes 2005 Purple Angel
O Purple Angel (Anjo Roxo, tradução livre) é uma mistura de 92% de Carmenère e 8% Petit Verdot, proveniente do Vale de Colchagua. Vinho potente e forte, o que leva a crer que este “Anjo” ainda vai alçar vôos grandes...
Premiações:
The Wine News: 92 pontos
Wine Enthusiast Magazine: 91 pontos
Robert Parker: 92 pontos
Wine Spectator: 91 pontos
12. Viña San Pedro 1865 Limited Edition 2007 Syrah
San Pedro é considerada atualmente como uma das maiores exportadoras de vinhos do Chile, que faz este exemplar de Syrah, um uma edição limitada de quantidade, mas ilimitada de sabores e aromas.
Premiações:
Decanter: 5 Estrelas
Wine Spectator: 90 pontos
Wine Enthusiast: 90 pontos
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário