Vinho e uma arte ele tem que ser respeitado como se respeita a uma mulher tem que ser valorizado como se valoriza uma mulher tem que ser guardado no lugar certo como se guarda uma mulher tem que ser bebido como se beija uma mulher e se você fizer tudo isso e um pouco mais você vai perceber o enorme prazer de ter tido paciência e respeito por esse que e uma experiência única, pois vinhos são como as mulheres se bem tratados se mostram com enorme formosura e elegância.
terça-feira, 15 de janeiro de 2013
Harmonizações para 16 de Janeiro: Dia internacional da Comida Picante
Sim! Leram bem.
Esta quarta-feira, dia 16 de Janeiro, marcará mais uma grande e muito conhecida efeméride internacional... Um verdadeiro 4 de Julho ( no que toca à visibilidade internacional ) da comunidade foodie!
Vá... nem tanto, é certo, mas sempre dá o mote para mais um post e troca de opiniões.
Antes de mais, quero relembrar que a sensação de picante é uma sensação táctil (não gustativa) e os níveis de sensibilidade variam de pessoa para pessoa, como tal, estas dicas estarão vocacionadas para uma moderada resistência... Se forem um bando de bebés chorões que não aguentam com 2.000.000 na Escala de Scoville, podem seguir para a água fresca ou a nossa grande amiga cerveja .
O Efeito
A comida picante terá dois efeitos sobre a apropriação gustativa do seu vinho. Por um lado, aumenta a percepção da acidez, amargor ou adstringência e, por outro, irá diminuir a percepção do corpo e características frutadas. Assim, o ideal é a harmonização com vinhos frescos, corpo mais ligeiro, pouco alcoólicos (uma vez que este factor aumenta a percepção de ardor da comida) e ligeiramente doces. A ideia aqui é CONTRARIAR o efeito do picante através do acompanhamento líquido.
Não vou fazer uma lista muito extensa porque isso aqui não é loja online, mas vou enfatizar algumas referências que passaram por este blog e poderão dar "aquele jeito" no almoço ou jantar de amanhã.... Segue as propostas:
Pouco condimentados (ou que conjuguem alguma compensação agridoce) _ Para estes casos, eu apostaria num perfil aromaticamente frutado, e ligeiramente (ou falsamente) adocicado como Quinta do Cidrô Gewürztraminer ou o Vale de Barris Moscatel da Adega Cooperativa de Palmela para orçamentos mais modestos.
No caso de pratos mais picantes _ Mantendo a frescura, aconselharia vinhos mais secos, como alguns rosés ou brancos. Deste exemplo, destacaria um Quinta de Gomariz Espadeiro (rosé) ou um Morgado de Bucelas, por exemplo.
Na dúvida_ Poderão optar por espumantes. São os chamados "112 da harmonização" e resultam sempre! Para isso, poderão seguir com um francês Charles Pellitier ou o nacional Quinta da Mata Fidalga .
Agora, siga este site, escolha uma receita e curta este dia 16 de forma ardente ;) .
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário