Vinho e uma arte ele tem que ser respeitado como se respeita a uma mulher tem que ser valorizado como se valoriza uma mulher tem que ser guardado no lugar certo como se guarda uma mulher tem que ser bebido como se beija uma mulher e se você fizer tudo isso e um pouco mais você vai perceber o enorme prazer de ter tido paciência e respeito por esse que e uma experiência única, pois vinhos são como as mulheres se bem tratados se mostram com enorme formosura e elegância.
terça-feira, 22 de janeiro de 2013
A DANÇA DOS VINHOS NO BRASIL ..
O consumo per capita de vinho no Brasil continua muito baixo, mesmo se incluídos os números decorrentes do descaminho através das fronteiras mais meridionais do país e da comercialização da produção não oficializada de muitos pequenos e médios produtores.
Uma tentativa de explicar o consumo per capita estacionário no patamar ridículo dos 2 litros é que, embora venha aumentando o consumo de vinho por uma porção da sociedade de maior poder aquisitivo, a base da população geral cresce numa maior proporção, anulando qualquer toque de incremento do índice.
Outra justificativa aceitável é que estamos de certa forma alinhados ao fenômeno mundial, no qual se observa uma redução do consumo per capita por conta da maior seletividade dos vinhos consumidos. Neste sentido, os vinhos comuns (de híbridas americanas) mostram regressão quando estacionados há anos no nível de comercialização de 220 milhões de litros anuais.
Isso demonstra que, embora esteja aumentando os novos apreciadores, outros estão fugindo deste padrão baixo de produto e, no conjunto, estão bebendo vinhos de viníferas que, mais caros, fazem a contenção da quantidade de consumo.
Enquanto isso, nossos maiores fornecedores de vinho, a Argentina e o Chile, igualmente têm experimentado uma redução do consumo por conta da troca por vinhos de maior qualidade, ou seja, tomam menos quantidade de rótulos melhores. Para onde vão indo as sobras de seus vinhos de viníferas de baixa qualidade ?
Uma parte está presente na enxurrada de zurrapas de baixos preços que têm invadido o Brasil. Esses produtos não contribuem em nada para a evolução de conhecimento enológico do brasileiro. O mérito inegável é o de que podem atrair o enófilo brasileiro para vinhos de viníferas, mesmo que sejam, às vezes, criollos sem alma e sem qualidade. O vinho fino importado ainda lidera este tipo de mercado no país.
O único consolo vem dos vinhos espumantes brasileiros que vêem enfrentando os importados com clara superioridade pela sua reconhecida qualidade. Desde muito os espumantes brasileiros desenharam uma ascensão permanente, com uma participação no mercado nacional oscilando em torno de 64%.
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